Vereadores debatem qualidade de atendimento do Samu

O vereador André Ferreira (PMDB) repercutiu em plenário nesta terça-feira, 22, o pronunciamento de ontem de Inácio Neto (PT) sobre o atendimento do Samu no Recife. Enquanto André Ferreira lamentou por não ter sido atendido pelos médicos do serviço, na semana passada. O vereador Inácio Neto contou que após um telefonema onde pediu socorro para uma vítima de atropelamento, a ambulância chegou em sete minutos e meio. Para André Ferreira, a diferença no atendimento aconteceu porque o colega identificou-se como vereador, enquanto ele optou por não usar desta prerrogativa.

“Ao mesmo tempo em que fiquei feliz em ver que após meu pronunciamento, o atendimento no Samu mudou, fiquei preocupado com o fato de isto ter ocorrido porque a ligação partiu de um vereador”. Ele ainda questionou se o serviço estaria usando de “dois pesos, duas medidas” na hora de atender a população. “Quer dizer que para o cidadão comum o atendimento é de um jeito e para uma autoridade é de outro? Será que para ligar para o Samu é preciso se identificar como parlamentar? A população também precisa ser respeitada”, afirmou.

Para o vereador Luiz Eustáquio (PT), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, que visitou a sede do Samu na semana passada, o atendimento está acima da média nacional. Ele disse que André Ferreira só não foi atendido por ter telefonado de fora do local do acidente. “Os médicos nos explicaram que o correto é a pessoa ligar estando próxima à vítima, porque a quantidade de trotes é muito grande, e é este procedimento que vai definir o tipo de atendimento que será enviado ao local”.

O vereador André Ferreira irá convocar, na próxima semana, uma audiência pública para esclarecer as dúvidas que ainda tem sobre o serviço. Entre os convidados para o debate estarão o secretário Municipal de Saúde, Gustavo Couto e representantes da diretoria do Samu. “Deixar o atendimento mais qualificado para a população, é isso que a gente quer”, concluiu.

Em 22.03.11, às 16h29.