Vereadores debatem soluções para o trânsito no Recife

O trânsito do Recife foi tema de dois pronunciamentos durante a reunião desta terça-feira, 8. A Doutora Vera Lopes (PPS) criticou o caos nas ruas com o aumento no número de veículos e a redução do número de guardas municipais para orientar o trânsito. “Ontem, por exemplo, ninguém andava. Os carros não avançavam mais que um metro. Nós estamos engessados e isto prejudica setores como a economia e a saúde”, alertou a vereadora.

Ela mostrou-se preocupada com a piora desta situação durante a Copa do Mundo de 2014. “Se continuar deste jeito teremos que ir a pé, porque de carro não há condições. Como Poder Municipal temos que arrumar uma alternativa, fazer requerimentos e ir até a presidente da CTTU para saber o que fizeram com os guardas de trânsito”.

O líder do governo na Casa, Josenildo Sinesio (PT) concordou que a mobilidade urbana tornou-se um problema crônico no Recife. Para ele, uma das causas seria o aumento da renda familiar, que possibilita à população a compra de novos veículos. “Só no ano passado ganhamos cinco mil novos carros. Isto é muito bom mas, por outro lado, os gestores públicos precisam tomar decisões para melhorar a mobilidade urbana”.

Ele afirmou que a Prefeitura já iniciou as ações para conter o caos, autorizando a contratação pela CTTU de 200 agentes de trânsito. “A CTTU, alvo de críticas, passará por uma reorganização e o trânsito terá outro tratamento, iniciando pelo ajuste nos sinais de trânsito”. De acordo com Josenildo, o Poder Executivo também irá encaminhar à Câmara um projeto de lei com o plano de mobilidade urbana. Os debates para a elaboração do documento passarão pela Casa de José Mariano.

Em 08.02.11, às 16h.