Vereadores defendem papel da Oposição

Na reunião plenária desta segunda-feira, 09, o vereador Maré Malta (PPS) usou a tribuna para defender a importância do trabalho feito pela bancada de Oposição na Câmara, que tem denunciado irregularidades e cobrado soluções da gestão municipal soluções para os problemas da cidade.

“Vi a Prefeitura se movimentando no final de semana passado depois das críticas que fizemos durante as chuvas no Recife. As críticas são importantes para mobilizar o Poder, mas seria melhor se as ações tivessem sido feitas antes delas. Cobramos que a Prefeitura tomasse as providências e limpasse as galerias no sentido de minimizar os problemas. Todos os cidadãos estão muito incomodados com a situação do trânsito e com os alagamentos da cidade. Vamos continuar nesta trincheira, gostem ou não”.

Vice-líder do Governo, o vereador Inácio Neto (PT) criticou o discurso dos oposicionistas de que o Executivo só trabalha quando recebe críticas. “Fico pensando que as outras administrações tiveram problemas muito mais graves nas chuvas, quando dezenas de pessoas morreram no Córrego do Boleiro, por exemplo. A gestão não está apenas trabalhando por causa das críticas. Ela vem planejando e trabalhando há muito tempo”.    

Para Priscila krause (DEM), as denúncias e críticas estão sintonizadas com o pensamento do cidadão recifense. “Infelizmente, a prática de alguns dos nossos colegas é de desqualificar o adversário. Não é assim que se constrói uma gestão bem articulada. Sei que um posicionamento isolado não vai arrefecer o discurso dos vereadores que têm uma postura crítica em relação à cidade, de responsabilidade, de enxergar o que acontece e não balançar a cabeça como lagartixa”.

Aline Mariano (PSDB) também destacou a necessidade de continuar apurando, cobrando e fiscalizando a gestão. “Estamos muito afinados, temos coesão e somos minoria aqui, mas a grande maioria nas ruas. Esse governo tem acertado muito pouco principalmente diante do que prometeu. Não vamos aceitar provocações e intimidações porque tem muita coisa errada na nossa cidade”.

Almir Fernando (PC do B) disse que a oposição é o combustível para o governo. “É importante que ela mostre aquilo que está errado, mas é preciso reconhecer também que o prefeito tem feito muito. Sabemos que precisamos melhorar, mas estamos trabalhando para isso”.

Jairo Britto (PHS) ressaltou que, apesar da grande quantidade de chuva das últimas semanas, não houve nenhuma morte nos morros da cidade, o que demonstra o trabalho preventivo feito pela gestão. “Agora vamos resolver o problema dos alagamentos, do transito e das canaletas. Já estão chegando os caminhões que vão fazer a operação tapa-buraco a frio, na chuva. Isso é planejamento e competência para resolver os problemas. É preciso ter a conscientização do discurso para entender as criticas e não achar que toda vez que a situação retruca é porque não está gostando ou aceitando”.

Em 09.05.2011, às 18h25.