Vereadores destacam Dia do Autismo

A cor azul foi a escolhida para simbolizar o dia de luta dos portadores de autismo, uma disfunção global do desenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação, de socialização e de comportamento do indivíduo. Elas necessitam de diagnóstico precoce e estímulos para o aprendizado. Por isso, a vereadora Aline Mariano (PSDB) cobrou providências da Prefeitura do Recife para garantir a preparação de profissionais da rede básica de saúde para realizar o diagnóstico e o acompanhamento dos casos de autismo. Ela pede também a capacitação dos educadores da rede municipal para que saibam lidar com esse público.

Aline Mariano frisou que é preciso instituir no Recife um ensino inclusivo para que crianças autistas possam alcançar o máximo de suas capacidades. “É inadmissível que autistas sejam privados da educação pela falta de profissionais qualificados na rede pública. Especialistas afirmam que a detecção do transtorno no início traz ganhos consideráveis para a criança, desde que tenha acompanhamento adequado e tratamento. O município tem papel fundamental neste processo garantindo de maneira adequada o acesso ao ensino”.

Jayme Asfora (PMDB) informou que elaborou um projeto de lei determinando ao município a qualificação dos profissionais da rede básica de ensino para que eles possam detectar precocemente o transtorno. Segundo ele, o projeto vai ser protocolado, adiantando que o mesmo não cria gastos para o Executivo. “O projeto vai obrigar aos profissionais a se qualificarem melhor para atender a essa crianças”.

 

Em 02.04.2013, às 17h56.