Vereadores defendem combate e prevenção às drogas

Mais uma vez a discussão sobre os problemas trazidos pelas drogas voltou ao debate no plenário da Câmara. Na tarde desta quarta-feira, 29, no pequeno expediente da Casa, parlamentares pediram posturas mais eficazes e uma maior atuação do poder público em políticas de combate e prevenção, além de cobrar a expansão da rede de tratamento ao dependente químico.

O vereador Maré Malta (PSD) abriu seu discurso citando casos de violências que estão se tornando cada vez mais comuns e assolam a sociedade.   “Essa é uma realidade que a gente tem ouvido falar todos os dias e pode estar no seu prédio, no seu bairro, muito próximo de nossas famílias”, disse.

Outro assunto abordado pelo parlamentar foi a questão das clínicas públicas de tratamento que, segundo ele, não existem em números suficientes para a demanda e nas particulares o “custo é muito alto”.  Maré Malta pediu ainda uma postura mais eficaz da Secretaria de Saúde no que diz respeito à criação de novos espaços de tratamento.

Já o líder do PT na Câmara, vereador Luiz Eustáquio, disse que o poder público não tem condições nem organização para enfrentar em nenhum nível, federal, estadual ou municipal, a luta no combate e prevenção às drogas. Ele também voltou aos assuntos das clinicas de reabilitação. “Está virando meio de vida, muitas delas cobram fortuna por um tratamento de seis meses e muitas vezes as pessoas saem e logo depois estão precisando voltar”.

Em 29.02.2012, às 18h25.