Vereadores repercutem ato em defesa do prefeito

A vereadora Aline Mariano (PSDB) criticou em plenário na tarde desta quarta-feira, 10, o ato realizado ontem em que petistas reforçaram o apoio ao prefeito João da Costa. O encontro contou com a presença de secretários municipais, servidores, comissionados e delegados do Orçamento Participativo que discutiram as formas de defesa do prefeito. “Dizem que seria um ato secreto, mas se reúne 800 pessoas não tem nada de secreto. As pessoas são convocadas a aparecer e quem não for sofre penalidades, mas a imprensa foi impedida de entrar no local”.

A principal insatisfação da vereadora estaria no fato de secretários municipais que não comparecem às audiências públicas da Casa, estarem presentes ao ato. “Eles não vêm quando são convidados, mandam seus adjuntos, mas não deixam de participar deste tipo de ato. Os delegados do OP que deveriam estar nas áreas prestando serviço à população também fizeram coro. São eles que estão em todos os eventos aplaudindo o prefeito, porque esta é a única preocupação desta gestão”.

Em resposta à vereadora, o líder do governo Luiz Eustáquio (PT) explicou que o partido é construído a partir da organização social e que as reuniões são uma prática comum. “São elas que fortalecem o partido e nunca precisamos obrigar pessoas de cargos comissionados a participar. Ao contrário, temos orgulho de ir às reuniões e defender nossa bandeira e nosso governo”.

Aline concorda que reuniões são parte da construção de um partido, mas mantém o questionamento sobre a proibição da entrada da imprensa e a presença de secretários municipais. “Eduardo Granja é um exemplo. Não mostra as políticas para a juventude no Recife e só acabou com o que já havia sido construído”.

Segundo o vereador Almir Fernando (PCdoB) existem novas políticas para a juventude no Recife. “Está se fazendo a reforma de quadras do Geraldão, vários cursos de qualificação profissional estão sendo implantados para a juventude, além de diversos campeonatos de futebol nas comunidades”, elencou. 

No entanto, na opinião do vereador André Ferreira (PMDB), Recife tem o pior prefeito dos últimos 50 anos e não está acompanhando o crescimento do Estado. “Fico feliz que o prefeito está indo buscar dinheiro para investir em educação, mas também fico triste por ele só estar fazendo isso depois de três anos, quando as escolas já estão sucateadas”. E completou. “Espero que a gestão melhore, porque queremos o bem para o Recife seja o prefeito do PT ou de qualquer partido. Do jeito que está, é ruim para toda a cidade”.

Eustáquio discordou. “Recife cresce no mesmo ritmo de Pernambuco. Tem hoje a menor taxa de desemprego dos últimos anos. O que vem sendo feito nesta cidade é um trabalho grandioso, sério. Vamos mostrar o grande prefeito que esta cidade tem”.

Em 10.08.11, às 16h50.