Vereadores do PCB cassados terão mandatos de volta

A Câmara Municipal vai restituir simbolicamente o mandato de 12 vereadores do Recife integrantes do Partido Comunista do Brasil, que foram cassados durante o Estado Novo. O decreto da Comissão Executiva da Casa foi votado e aprovado por unanimidade na tarde desta terça-feira, 16, mas ainda não foi definida uma data para a solenidade.

De acordo com o decreto, fica revogada a Resolução da Comissão Diretora de janeiro de 1947, desta forma cancelando a extinção dos mandatos dos vereadores eleitos no mesmo ano pelo Partido Comunista do Brasil. Na tribuna da Casa, o vereador Raul Jungmann (PPS), que sugeriu a iniciativa, destacou a importância do decreto. “É uma redenção de um ato autoritário, que não apenas fechou o Partido Comunista, mas também cassou mandatos de muitos deputados, do senador Luís Carlos Prestes e de vários vereadores do Brasil”.

O parlamentar fez ainda questão de ler o nome dos 12 vereadores comunistas que terão simbolicamente os mandatos de volta. São eles: Andrônico José de Barros, Antonio Marques da Silva, Carlos José Duarte, Claudino Lourenço de Albuquerque, Demócrito Ramos da Silveira, Heitor Manoel Pereira, José Coutinho de Lyra, José Albino Ferreira de Miranda, Julia Santiago da Conceição, Otavio José do Nascimento, Pedro Renaux Duarte e Ramiro Justino da Silva.

 

Em 16.12.14, às 19h20