Vereadores eleitos do Recife são diplomados pelo TRE

Aconteceu nesta segunda-feira (19) a diplomação dos vereadores do Recife eleitos no pleito municipal de outubro de 2016. O ato, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Teatro Guararapes, na capital pernambucana, legitima o resultado das últimas eleições e atesta que os candidatos estão agora aptos a assumirem seus cargos. Na mesma ocasião, foram diplomados os candidatos eleitos à chefia dos poderes Executivos do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, bem como os candidatos eleitos ao Legislativo desses municípios.

Ao dar início ao evento, o presidente do TRE, o desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, destacou que as eleições municipais de 2016 foram marcadas em Pernambuco pela tranquilidade. “Estamos aqui para concretizar o resultado das eleições, um resultado democrático. Na data de hoje, eu quero parabenizar a todos os eleitos e familiares, e também ressaltar que tivemos uma eleição limpa, tranquila e ordeira. A cidade não ficou suja. Os candidatos e o povo entenderam a mensagem do TRE e isso nos dá muita felicidade. Não tivemos, no Estado, nenhum problema de violência importante. Temos que agradecer aos nossos funcionários do TRE, que se desdobraram.”

Os primeiros a receberem seus diplomas – entregues, no caso dos cargos pertinentes ao Recife, pelo juiz Emanuel Bonfim Carneiro Filho, da 150º Região Eleitoral – foram o prefeito reeleito do Recife, Geraldo Julio, e o vice-prefeito Luciano Siqueira. Em seguida, foram diplomados os vereadores do Recife, em ordem alfabética.

Eleita com a votação mais expressiva da capital, a vereadora reeleita Michele Collins (PP) agradeceu pelo resultado das urnas ao fim da cerimônia de diplomação e contou o que deve marcar seu próximo mandato. “A resposta é: trabalho, trabalho e trabalho. Eu quero agradecer a Deus por mais essa oportunidade que ele me dá de continuar cuidando da cidade e do povo do Recife. Quero agradecer a todas as 15.357 pessoas que me deram seus votos de confiança. Nós sabemos que esse último pleito não foi fácil. Mas, graças a Deus, ele nos concedeu essa grande vitória.”

Decano da Câmara do Recife, o vereador Carlos Gueiros (PSB) assumiu que deve colocar seu nome à disposição para compor a comissão executiva da Casa. “Disseram que eu tinha que assumir as posições de um decano e de uma pessoa que quer mudanças na Câmara. São mudanças radicais que a Casa precisa para responder às demandas do povo atualmente. Estou à disposição dos companheiros.”

O vereador eleito Fred Ferreira (PSC) alcançou o terceiro lugar nas últimas eleições – com 14.277 votos, ele deve ser o parlamentar em primeiro mandato do quadriênio 2017-2020 com o resultado mais expressivo nas urnas. De acordo com ele, o cargo que deve assumir no ano que vem requer responsabilidade. “Sempre trabalhamos nos bastidores da Câmara no mandato de André Ferreira. Chegamos à Casa num momento novo, no qual o país quer renovação e responsabilidade.”

O vice-prefeito Luciano Siqueira (PCdoB) também comentou sobres os desafios do próximo mandato. “A crise que o país atravessa não é pequena, é estrutural e profunda. Não há sinais de superação em curto prazo. Mas, através de um trabalho harmônico entre os poderes Executivo e Legislativo, nós poderemos fazer o melhor para o povo do Recife.”

Para assumirem seus cargos, os vereadores eleitos e reeleitos do Recife precisam ainda tomar posse na Câmara. A cerimônia acontece às 15h do dia 1º de janeiro de 2017, no plenário da Casa de José Mariano.

Em 19.12.2016, às 18h51