Vereadores endossam relatório das atividades legislativas
Os vereadores Marcos Menezes (Dem) e Gilvan Cavalcanti (PMN) pediram que as informações do relatório sejam distribuídas para os vereadores e divulgadas amplamente, na internet e nos jornais. “Este não é o trabalho de um só vereador, mas de toda a Câmara, e precisamos resgatar o valor que esta Casa tem”, declarou o Democrata.
“O balanço é importante porque a ideia que a sociedade tem é que o Legislativo não trabalha, que vem para cá e não produzimos nada. O balanço mostra que somos um Poder colocado pelo povo e a ele temos que dar satisfação”, avaliou Sérgio Magalhães (PTC).
Amaro Cipriano Maguari (PDT) também defendeu a valorização dos parlamentares, já que eles podem interferir diretamente para garantir melhorias nas comunidades. Ele contou que no sábado, após o alagamento de áreas de Jardim São Paulo, ele ligou para o secretário de Planejamento e foi atendido. “A água subia a cada momento, a população estava aflita. Quando liguei para e secretário, ele quis olhar o lugar pessoalmente. No dia seguinte o serviço já havia sido feito, a comunidade atendida, e tudo está enxuto agora”.
Gilvan Cavalcanti (PMN) também contou que sua solicitação foi atendida sem precisar falar com nenhum secretário. O caso ocorreu na comunidade da Vila Iolanda, próxima a um mangue. “As pessoas estavam preocupadas, então procurei um funcionário da URB, ele foi ao local, mandou a máquina, abriu a vala e a água escoou”.
O vereador Maré Malta (PPS) acredita que muito do atual trabalho feito pela Prefeitura é fruto das cobranças da bancada de oposição do Legislativo Municipal. “Neste fim de semana, vi surtir efeito a cobrança feita nesta Casa. A Prefeitura se movimentou bastante para limpar as galerias e atender às solicitações, mas seria melhor que estas ações tivessem sido feitas antes dos alagamentos. É por isto que reclamamos. É preciso ter iniciativa, independente de haver cobrança”.
O vereador Inácio Neto (PT) discordou do colega e afirmou que a gestão vem trabalhando independente das cobranças dos parlamentares. Para ele, desde que o PT assumiu a Prefeitura o trabalho de proteção à população nas ruas e nos morros vem melhorando. “A Prefeitura não está trabalhando só por causa da cobrança da oposição. Este ano, com esta quantidade de água, graças a Deus não morreu ninguém”.
Aline Mariano (PSDB) destacou que a Câmara do Recife é um lugar de grandes debates, e isto precisa ser divulgado. “Temos que mostrar que esta não é um a Casa só de discussões, é um lugar onde a gente consegue produzir muita coisa boa. As comissões são o fórum mais importante, que é onde passam os pareceres aos projetos. A audiência pública, por exemplo, é um dos instrumentos que mais gosto de trabalhar, porque os resultados acontecem. As leis apresentadas são muitas e é importante que possamos produzir leis que possam mudar a qualidade de vida das pessoas”, elencou. “O resultado individual talvez não impacte tanto, mas conjuntamente as pessoas podem tomar conhecimento do trabalho que é feito nesta Casa. É desta forma, com transparência, que a gente consegue se afirmar na sociedade”.
Jurandir Liberal também recebeu o apoio dos vereadores Vicente André Gomes (PCdoB) e Alfredo Mariano (PSDC). “É bonito ver numa Casa plural como esta, quase todos os vereadores reconhecerem seu trabalho à frente da Câmara”, declarou.
Já os vereadores Jairo Britto (PHS) e Estefano Menudo (PHS) reforçaram a necessidade divulgar para a sociedade as atividades da Casa. Menudo cobrou, inclusive, o retorno da exibição do programa TV Câmara do Recife. “É isto que o povo quer, que esta Casa mostre de verdade o que se faz aqui dentro. Sempre gostei de observar o que se passava aqui. Ao ouvir o pronunciamento dos vereadores pelo TV Câmara, me senti estimulado a entrar na política. Hoje temos o site, mas esta mensagem não chega mais como antigamente, na casa do povo”.
Jurandir adiantou que o projeto que prevê a volta do TV Câmara do Recife já está nas mãos dos diretores da TV Universitária, que estudam a proposta e, em breve, divulgarão o resultado desta análise. “Nosso secretário geral e nossa assessora de imprensa já participaram de várias reuniões sobre o assunto. É de nosso total interesse que o TV Câmara chegue à casa dos recifenses. Por hora, estamos ao vivo, na internet”. Sobre o balanço, ele ressaltou. “Espero ter contribuído para o desempenho desta Casa e espero que possa fazer ainda mais”.
Em 09.05.11, às 18h25.