Parlamentares falam sobre redução da violência

Uma cidade humanizada para fortalecer a cultura da paz. Segundo a vereadora Isabella de Roldão (PDT) foi também assim que cidades colombianas como Bogotá e Medelin conseguiram reduzir o índice de criminalidade. O tema foi trazido ao plenário pela parlamentar na tarde desta segunda-feira, 16, para repercutir um recente seminário do qual ela participou com o sociólogo Hugo Acero Velásquez, ex-secretário de Segurança Cidadã de Bogotá. Durante os nove anos em que ficou no cargo, ele conseguiu reduzir em 68% os índices de criminalidade na capital colombiana e tornou a cidade em referência mundial de combate ao crime.

“Foram discutidas questões muito importantes que a gente poderia pensar em como ajudar o Recife diante dessa experiência que eles viveram. Ele questionou, por exemplo, a valorização da economia, que sempre ganha destaque nos jornais, em detrimento da valorização do humano. Também falou sobre a política da promoção ao invés da punição. O melhor professor precisa ir para a escola mais carente, assim como o melhor policial tem que ir para o bairro mais necessitado”. Isabella de Roldão elogiou ainda a iniciava da Secretaria de Turismo do Recife de liberar o grafite no muro do Cemitério de Santo Amaro. “Isso é ter um olhar sensível para uma cidade que cuida do indivíduo. Pode parecer uma besteira, mas uma cidade humana preza pelo olhar de quem nela vive”.

Para o vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT), é preciso investir na periferia do Recife, onde há maior carência de políticas públicas. “Acredito que com grandes investimentos podemos ter uma redução muito grande da violência. Sabemos que em nove meses de governo o prefeito ainda não conseguiu chegar ao ideal, mas acredito na intenção dele”.

Já a vereadora Priscila krause (DEM) lembrou que teve a oportunidade de conhecer de perto essa realidade. “É impressionante a transformação das duas cidades, desde a devolução delas para as pessoas até a presença do governo em todas as instâncias. Não existe coisa pública e sim coisa de todos e que serve a todos. Foi isso que se criou lá e que pode transformar aquela sociedade. É isso que precisamos trazer pra cá”.

O vereador Eurico Freire (PV) frisou que o atual cenário era desafiador e que já houve ousadia por parte dos gestores. “A minha proposta é trazer os envolvidos neste projeto para um debate aqui na Casa. Isso será de grande avanço”.

 

Em 16.09.13, às 19h40.