Vereadores fiscalizam trânsito da Zona Sul
Durante a visita, que durou duas horas, ele destacou a presença de inúmeros profissionais da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) no local. “Tantos guardas da CTTU nesta manhã, aqui, já é uma resposta ao trabalho da Comissão da Câmara. Deveria ser assim todos os dias”, comentou Marco Aurélio. Pouco depois das 8h da manhã, os vereadores embarcaram para São Paulo, onde têm encontro marcado com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes da Prefeitura da Cidade de São Paulo, entre outros órgãos ligados ao sistema. “A ideia é ter informações sobre o que está sendo feito na maior cidade do País e trazer questões para ampliar o debate aqui”, acrescentou o vereador.
Marco Aurélio ressaltou ainda que o objetivo da Comissão não é se posicionar contra a faixa exclusiva para os ônibus. “Nós temos a consciência da necessidade de dar mais mobilidade ao transporte coletivo. Em outras partes da cidade, a faixa funciona bem. Infelizmente, aqui na Avenida Antônio de Góes, o que temos visto é o caos em que se transformou o trânsito”. A visita contou com a presença dos vereadores Aerto Luna (PRP) e Wanderson Florêncio (PSC) – que compõem a Comissão para Fiscalizar o Tráfego da Zona Sul - além de Ricardo Cruz (PPS) e Ivan Moraes (PSOL).
Para Aerto Luna a observação no local é sempre positiva para se identificar as queixas. “Temos de analisar as questões: segundo a CTTU os ônibus aumentaram em 35% a velocidade com a Faixa Azul e a prioridade é o transporte público. Mas é preciso que os modais trabalhem em sintonia”. De acordo com Wanderson Florêncio essa coleta de informações trará benefícios para a população. “Recebemos muitas reclamações de que a Faixa Azul está impactando negativamente o transporte individual. De acordo com a CTTU por aqui passam 26 linhas de ônibus. Então, percebemos que é preciso acender o debate sobre o trânsito”.
O vereador Ricardo Cruz ressaltou conhecer bem o dia a dia no local, pois é morador do Pina. “Passo diariamente por aqui e percebi que com a Faixa Azul o fluxo de veículos ficou retido e com dificuldades. Acredito que o que ocorre é que carece de mais estudos técnicos. Venho sugerindo retirar o canteiro central da ponte, para dar mais espaço”. Já para Ivan Moraes o investimento deve ser no transporte coletivo. “O que consigo ver é que os ônibus passam com 20, 30, 40 pessoas com mais velocidade que os carros, que transportam bem menos. A rua é para todo mundo. As pesquisas mostram que só 30% das pessoas andam de carro. Por isso, é preciso ouvir especialistas que venham a apresentar soluções melhores”.
Em 05.03.2018, 10h59