Vereadores lembram Dia Internacional da Água

Na sessão realizada nesta segunda-feira, 22 de março, Dia Internacional da Água, dois parlamentares da bancada de oposição falaram sobre a importância deste bem natural para o planeta. A vereadora Aline Mariano (PSDB) cobrou a efetivação de um política ambiental no Recife. Enquanto Daniel Coelho (PV) lamentou o fato de muitos moradores da capital ainda não terem acesso à água em suas casas. O Dia Internacional da Água foi criado pela ONU em 1992.

Aline apresentou dados sobre a água, que forma dois terços do planeta, mas apenas menos de 1% dela é potável e própria para consumo. “Mesmo assim, grande parte das fontes está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futura próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial”.

A vereadora lembrou de uma lei de sua autoria, recém sancionada (lei 17.606/10), que obrida postos de gasolina e lava-jatos a instalarem um sistema de reservatório e captação de água de chuva. “A ideia é estimular o reaproveitamento da água, evitando o desperdício. É preciso que todos possam tomar para si a responsabilidade de atitudes simples em nosso dia-a-dia, que colaborem para a preservação e economia deste bem”. Entre as formas de colaborar, Aline citou não jogar lixo em rios e lagos, economizar e reutilizar a água.

O vereador Daniel Coelho ficou feliz em ver o tema sendo tratado na Câmara Municipal. “Debates como este mostram a importância que este dia está tomando. Há cerca de 15 anos parecia conversa de maluco ou alarde quando um estudo da ONU apontou que a água potável é um recurso finito, com data para acabar”. Ele lembra que hoje a escassez não é um problema apenas de países distantes ou do sertão, mas das próprias capitais e que mesmos os avanços tecnológicos não garantem a distribuição deste bem. “Na época da tecnologia, ainda temos bairros do Recife que não têm água na torneira. Pessoas não têm acesso e a este recurso, que deveria ser universal. O desafio é muito longo, porque muito pouco foi feito até hoje”.

Em 22.03.2010, às 17h15.