Vereadores prestam homenagens ao Dia do Trabalho

Para comemorar o Dia Internacional do Trabalho, o 1º de Maio, as centrais sindicais prepararam uma passeata pelo centro do Recife na tarde desta terça-feira 30, e um grande show amanhã na Praia do Pina. Os vereadores, também sindicalistas, prestaram homenagens aos trabalhadores.

Luiz Eustáquio (PT) ressaltou que o 1º de Maio era um dia importante para todos os trabalhadores porque marcava a construção da família através da força do trabalho. Para ele, este é um dia que dá dignidade ao homem e à mulher trabalhadora. “Ainda hoje o país não tem pleno emprego, mas melhorou muito. Há 12 anos, a sociedade padecia com a falta de emprego. Mas a luta dos sindicalistas conseguiu reverter em parte esta situação, lutando contra o Estado Mínimo, que desempregava”. O vereador lembrou que o quadro de desemprego só mudou com o trabalho desenvolvido pela esquerda brasileira, que fez o país crescer e aumentar o número de empregos.

Osmar Ricardo (PT), que também é sindicalista, realçou a importância do Dia do Trabalho e da conquista da democracia, que permitiu o trabalho dos movimentos sindicais. Ele avisou que a partir de 8 de maio, os servidores municipais farão paralização para pressionar a gestão sobre o aumento e outras reivindicações. “Até o momento, a gestão não se pronunciou nem abriu espaço para negociação. É preciso transparência nas contas públicas. Não se sabe quanto a Prefeitura arrecadou de IPTU, ISS para que se tenha clareza das contas. Precisamos mostrar à gestão que não se trata apenas de reajuste, mas de outras reivindicações. É preciso abrir as negociações”.

Marco Aurélio Medeiros (PTC) acentuou que Pernambuco teve grande avanço na empregabilidade. Lembrou que foi no governo Lula que começou a haver mais investimentos no Estado. “O governo do Estado investiu nos trabalhadores da cana e hoje eles podem trabalhar em outros locais. Os trabalhadores agora têm o que comemorar”.

 

Em 30.04.2013, às 17h24.