Vereadores querem mais fiscalização a bancos
Maré Malta disse ainda que estava indignado com a Febrabam, que foi à Prefeitura dizer que não pode cumprir as leis aprovadas na Casa porque elas não são claras. “A Câmara precisa entrar firmemente nesta luta por mais segurança nos bancos. A Comissão de Segurança da Casa tem feito audiências públicas e convidado bancos, sindicatos e a sociedade para discutir a questão. Conseguimos a colaboração da PCR para fiscalziar as agências através da Dircon, caçando seus alvarás de funcionamento”.
Josenildo Sinsesio (PT) lembrou ao colega que tem lei aprovada para aumentar a segurança nos bancos. “Fico perplexo com a Febraban procurar a Prefeitura para dizer que não pode cumprir as leis existentes. Não é verdade. A Federação não se dispõe a cumprir nenhum dispositivo da lei, um que seja. Espero que a PCR não escute essa gente. Temos que fazer valer a fiscalização da Dircon. Quando o pequeno comerciante não cumpre a lei, fecha-se o estabelecimento dele. Banqueiro também está sujeito à lei”.
Amaro Cipriano Maguari (PSB) informou que a Dircon está marcando audiências com representantes dos bancos para tomar providências. “É preciso mais rigor no cumprimento da lei”. Já Vera Lopes (PPS) afirmou que a insegurança nos bancos é epidemia. “Tenho uma lei aprovada e que aguarda a sanção do prefeito que obriga a ter estacionamentos para carros-fortes fazerem abastecimento em local apropriado. Mas é preciso fazer cumprir”.
Aline Mariano (PSDB) estranhou o fato de vereadores da bancada do governo cobrarem o cumprimento da lei quando é o próprio governo que não faz cumprir a lei. “Falam de impunidade, de leis não cumpridas e, no entanto, são eles que estão no poder e não estão fazendo”. Edmar de Oliveira (PHS) disse que tudo isso acontece porque as leis são fracas e não há punição. “Prende o bandido hoje e amanhã ele está solto assaltando novamente. É preciso mudar o código penal e dar mais rigor à lei”.
Jairo Britto (PT) lembrou que também tem um projeto de lei tramitando para aumentar a segurança nos bancos, proibindo o uso de celulares nas agências. “Polícia Militar e Civil têm agido prontamente contra esse tipo de crime”. Almir Fernando (PCdoB) frisou que temos diversas leis para impedir esses assaltos, mas os bancos não cumprem o mínimo exigido. “Esperamos que a Dircon faça cumprir as leis existentes”.
Em 28.02.2012, às 18h50