Vereadores querem polícia civil na operação Lei Seca do Estado

Requerimento do vereador Gilvan Cavalcanti (PSD) encaminhado ontem à Câmara do Recife pede que policiais civis se incorporem à operação Lei Seca do Estado, recentemente reestruturado e ampliado para coibir o uso de álcool na direção para tentar diminuir a violência no trânsito. No entender do parlamentar, deveria ser acrescida à atual estrutura das delegacias de repressão ao roubo e ao furto de veículos, além de utilizar as delegacias móveis.

Gilvan Cavalcanti acredita que as barreiras que serão montadas poderiam ter o reforço de mais esses policiais para coibir a violência não apenas na questão do álcool e direção, mas em relação roubos de veículos, portes ilegais de armas, tráfico de drogas e outros crimes. “Sabemos que nesta época do ano a violência tende a aumentar e esta seria uma maneira de tentar diminuir isso”.

Maré Malta (PSB),  considerou que a ampliação dessa ação é importante para que se coíbam outros tipos de violência não apenas quanto à questão da bebida. “Vamos fazer um mutirão contra a violência em geral”. Marcos Menezes (DEM) lembrou que a experiência de Gilvan Cavalcanti  em segurança pública deve ter   inspirado a elaboração desse requerimento, colocando outras delegacias à disposição dessa operação. “Sabemos que alguns setores policiais são mais solicitados. Acho que a Comissão de Segurança da Casa deveria convidar o Secretário de Segurança Pública para conversar com os parlamentares sobre estas questões”.

Amaro Cipriano Maguari (PSB) considera que a junção de setores  policiais com a saúde nas blitze é muito importante para ajudar na questão do álcool e direção, mas a ampliação da ação é muito bom.”Lembro, entretanto, que o debate sobre o suo do álcool ao dirigir ainda está começando”.