Vereadores recebem Comissão de Mobilidade da OAB

A Comissão Especial criada pela Câmara para analisar o transporte público no Recife recebeu, na tarde desta quinta (12), a Comissão de Mobilidade da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Pernambuco (OAB-PE). A pauta foi discutir e trocar experiências que visem melhorias ao transporte público no Recife e Região Metropolitana. Estiveram presentes na reunião, os vereadores Eurico Freire (PV), Isabella de Roldão (PDT), Marco Aurélio (PTC) e Jayme Asfora (PMDB). Já a Comissão da OAB estava representada por Sílvio Neves Baptista Filho (Presidente), Tatiana Vasconcelos (Vice-Presidente) e o Professor e mestre em transporte, Maurício Pina.

De acordo com o professor Maurício Pina, a prioridade para os ônibus e a instalação de novas perimetrais são fatores urgentes para o Recife. “Temos 5 mil quilômetros de vias e a Região Metropolitana do Recife tem um sistema viário de 1.360 quilômetros. Desses 1.360, apenas 39,5 quilômetros dão alguma prioridade para os ônibus. Quem está no bairro da Torre, e quer ir à Boa Viagem, por exemplo, não precisaria transitar pela Agamenon Magalhães. A ausência de uma perimetral nesse trajeto realmente faz falta para a nossa cidade.”, disse.

Maurício Pina também pontuou três requisitos essenciais para a melhoria do transporte público. “Destaco três aspectos fundamentais para o sucesso desse novo sistema. O primeiro, refere-se às condições da mobilidade, como assentos adequados, lanchonetes, televisores, enfim, a humanização do local. Outro aspecto é o operacional, com o perfeito “casamento” com as linhas, num menor tempo de espera. E o terceiro é o tarifário para que haja um ganho para o usuário.”, disse. O professor ainda destacou o encontro e a importância do diálogo com a Casa. “Foi muito valoroso, pois nós temos que nos associar aos políticos. Essa junção é altamente proveitosa para a cidade e veio em boa hora. Assim como os políticos precisam dos técnicos, os técnicos precisam dos políticos.”, disse.

A vereadora Isabella de Roldão lamentou que a prioridade no trânsito do Recife beneficie exclusivamente o carro. “As calçadas, consequentemente, são estreitas, pois foi construída uma mentalidade para beneficiar o indivíduo e não o ônibus, o coletivo.”, disse. Já Marco Aurélio e Eurico Freire ressaltaram a importância dos cidadãos poderem receber benefícios com a implantação de um novo sistema viário. “É de fato facilitar a vida do cidadão, até mesmo com o funcionamento de serviços nos terminais, como a possibilidade de fazer a retirada de documentos, por exemplo.”, disse Marco Aurélio. Ao término do encontro, o presidente do grupo, Jayme Asfora, considerou positiva a reunião. “Foi uma aula para nós, muito produtiva e saímos enriquecidos sobre a questão do transporte público na Região Metropolitana do Recife.”, disse. O próximo encontro entre as Comissões será dia 18, às 11h, na Câmara.

 

 Em 12.09.13 às 16h30.