Vereadores recebem funcionários da Transval

Após a reunião plenária desta quarta-feira, 18, os vereadores receberam representantes dos funcionários da Empresa Transval, na sala das Comissões da Câmara Municipal do Recife. O encontro durou mais de uma hora e ficou acertado que será formada uma comissão suprapartidária na Casa que se reunirá com trabalhadores, prefeitura e empresa na busca de soluções. O presidente, Jurandir Liberal (PT), destacou a importância de que, já na próxima semana, ocorra este encontro.

“Na  próxima segunda-feira nos reuniremos com  as lideranças  para que sejam indicados os nomes dos parlamentares  que  vão compor o grupo e na terça,  formalizaremos a comissão”.  O presidente também  aproveitou para solicitar ao líder do governo, Aerto Luna (PRP), que  agende a reunião para a quarta-feira. Os funcionários da Transval  reclamam de que correm o  risco de ficarem desempregados  com o fim do contrato entre a empresa e a Prefeitura, além de atrasos no vale refeição.

O advogado do  sindicato  dos Vigilantes e Empresas de Asseio e Conservação, Francisco Fragoso,  afirmou  que o apoio dos  vereadores é fundamental. “Os funcionários enfrentam uma situação difícil há  cerca de quatro anos. Eles já ficaram quatro meses sem  receber salários e, atualmente, estão há seis sem vale refeição”. Ele aproveitou para convidar os vereadores a acompanhar  uma audiência marcada para o próximo dia 26, na Procuradoria Regional do Trabalho.

A  vereadora Aline Mariano  (PSDB) reafirmou que  os parlamentares estão  comprometidos com a causa, no sentido de fazer cumprir  os direitos dos trabalhadores. “Queremos resolver as contradições expostas  e ir  à Prefeitura  antes de seguir à Procuradoria Regional do Trabalho”.

O líder do governo,  Aerto Luna (PRP),   garantiu que todos são favoráveis ao  pleito. “Não há vereador contrário a questão. Assim que formalizada a comissão, começaremos a trabalhar”.  O vereador Maré Malta (PSD)  destacou que é importante esta iniciativa para que o problema não aconteça novamente. “É necessário ficar atento para que não haja prejuízo para os funcionários”.

 O vereador Carlos Gueiros (PTB)  disse que é preciso manter  os  empregos.  “É urgente saber quando e quais empresas  vão assumir, e devemos chamá-las  para garantir que elas  absorvam  os trabalhadores, contratando o pessoal. Outro ponto é saber se há algo a  receber”.

Já a vereadora Vera Lopes (PPS)  lembrou que é bom  verificar  se há débitos com o INSS. Osmar Ricardo  (PT) aproveitou para sugerir  que o problema seja tratado com a secretaria de Assuntos Jurídicos que, segundo ele, tem conhecimento da situação.

Vicente André Gomes  (PSB) disse que esteve com o prefeito e  ele não se mostrou contra a nova empresa  assumir os trabalhadores. “No entanto, entendo que se  o contrato encerrou, a responsabilidade  do aviso prévio  é da Transval”.

Também participaram do encontro os vereadores Romildo Gomes (PSD), Estéfano Menudo (PSB) e Luiz Eustáquio (PT).

Em 18.03.2012, às 19h