Vereadores recebem grupo de concursados para cargo de agente administrativo escolar

A Câmara do Recife recebeu nesta quarta-feira (23) uma comissão de pessoas aprovadas em um concurso realizado pela Prefeitura em 2014 para o cargo de agente administrativo escolar. Cobrando nomeações – o prazo de validade do concurso acaba em janeiro de 2019 –, o grupo teve suas demandas analisadas pelo vereador Renato Antunes (PSC), vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Casa. Também participou da reunião o vereador Eriberto Rafael (PTC), líder do governo na Câmara.

Homologado em 2015, o concurso prevê a nomeação de 300 agentes administrativos escolares, cuja função é dar apoio às atividades das unidades de ensino. Segundo a comissão de concursados, entretanto, até agora foram nomeadas somente 44 pessoas, das quais apenas 24 continuam em serviço. Durante a reunião, os vereadores entraram em contato com o secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo. Rebêlo vai receber os concursados na Prefeitura já na próxima quarta-feira (30) para tratar do assunto.

Após a reunião, Renato Antunes afirmou que é necessário formular um cronograma de nomeações para o cargo. Segundo ele, as escolas necessitam dos agentes para funcionar a contento. “Existe hoje uma defasagem na nomeação dos agentes administrativos escolares. Entramos em contato com o secretário Alexandre Rebelo para tentarmos uma pauta para estabelecer um cronograma de nomeação. O nosso papel foi fazer essa interlocução, mostrando a necessidade desses concursados para ajudar a escola na gestão escolar.”

Segundo a presidente da comissão de concursados, Maiza Dantas, explicou a importância da divulgação de um cronograma e falou sobre a expectativa da reunião com o secretário de Educação. “Temos em torno de oito meses até o fim do prazo do concurso e, até o momento, só foram nomeados cerca de 15% do total dos aprovados. Aguardamos um compromisso a ser divulgado pelo secretário, com um cronograma das nomeações. O cronograma é uma forma de nos programarmos para estarmos prontos para assumir quando formos nomeados. Até o momento, não tínhamos conseguido nenhuma audiência pessoal com o secretário, só com representantes. É muito satisfatório termos conseguido uma reunião com ele. Queremos contribuir com a educação, que não é feita só com professores.”

Em 23.05.2018, às 16h06