Vereadores recebem integrantes do Observatório do Recife

Representantes do Observatório do Recife fizeram uma palestra, no plenarinho da Câmara, na manhã desta terça-feira (20), para apresentar aos vereadores e assessores parlamentares os resultados e as propostas do movimento criado no ano passado e formado por diversas entidades da sociedade civil. São parceiros que se uniram para criar mecanismos de avaliação do desempenho dos gestores públicos que sirvam como instrumento de melhoria das condições de vida da população.

O Observatório do Recife faz parte da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, que congrega mais de 30 cidades no País. “Nosso objetivo é definir, desenvolver e monitorar indicadores nas áreas da saúde, educação, mobilidade, segurança pública e outras para fiscalizar e colaborar com a gestão pública no sentido de apontar caminhos e construir uma cidade melhor para se viver, socialmente mais justa, economicamente viável”, explicou Kilsa Rocha, superintendente da Fundação CDL Recife e integrante do movimento.

Henrique Mariano, presidente da OAB-PE, uma das entidades fundadoras do movimento, pediu apoio dos parlamentares ao Observatório do Recife. ”Trata-se de um grupo de pessoas qualificadas que estudam a cidade e apresentam soluções para temas que estão diretamente ligados a qualidade de vida da nossa população.”

Acompanharam a palestra o presidente da Câmara, Múcio Magalhães (PT), e os vereadores Aline Mariano (PSDB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Aerto Luna (PRP), presidente da Comissão de Obras e Planejamento Urbano, Antônio Luiz Neto (PTB), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, Luciano Siqueira (PC do B), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Jurandir Liberal (PT), presidente da Comissão de Legislação e Justiça e Luiz Eustáquio (PT), presidente da Comissão de Saúde.

Para o presidente Múcio Magalhães a reunião foi positiva, o que contribuirá para conquistar apoio para o movimento entre os parlamentares: “Seis comissões permanentes da Casa estavam hoje aqui representadas pelos seus presidentes, e este é um excelente começo, uma prova do envolvimento dos vereadores no trabalho do Observatório do Recife”. Na avaliação de Antônio Luiz Neto “é preciso existir instituições deste tipo que fortalecem a vocação do Recife de ser uma cidade teimosa que busca desfazer desigualdades regionais e sempre procura novos desafios”, disse.

Em 20.04.2010, às 16h42.