Vereadores repercutem marcha contra a corrupção no Recife

Vereadores de diversos partidos repercutiram hoje na Câmara do Recife o movimento contra a corrupção realizado na avenida Boa Viagem. Parlamentares de diversos partidos como PSDB, PT, PTN se revezaram na tribuna. Wanderson Florêncio (PSDB) afirmou que a manifestação no Recife e no país levou crianças e pessoas de todas as idades porque estão indignadas e não querem um país que perdeu a estabilidade adquirida a duras penas no governo de Fernando Henrique Cardoso, voltou a ter juros altos e o desemprego ronda a todos. “A estabilidade realizada por FHC e mantida por Lula no começo de governo dele foi jogada no lixo. Sem contar com a corrupção que é grande no país”.

Gilberto Alves (PTN), líder do governo na Casa, disse que vendo as manifestações nas ruas do país não tinha como não lembrar de Eduardo Campos e a falta que ele faz nesse momento que o Brasil atravessa. “Eduardo teria feito a diferença nessa crise política que estamos vivendo. Ele agregava, juntava pessoas e tinha liderança”.

André Régis (PSDB) considerou que as eleições de 2014 coincidem com o final do ciclo de poder do PT. Para ele, a população não se sente legitimada pelo governo eleito. “Temos presidência fraca e que a qualquer momento pode cair e cuja liderança máxima pode ser presa. Este é o maior escândalo de corrupção que o país viveu até os dias de hoje. São mais der R$ 20 bilhões torrados em propinas”.

Jurandir Liberal (PT) argumentou que nunca tinha visto tanta intolerância como está acontecendo hoje no país. Citou pessoas que dão apoio à presidente e estão sendo ridicularizadas, massacradas. Invadiram a sede do PT, jogaram bomba no Instituto Lula. É triste ver colegas vereadores pedindo a renúncia da presidente, quando foram eleitos 27 governadores e centenas de deputados e senadores nessas mesmas eleições. “O discurso do terceiro turno do PSDB não devia acontecer. Essas pessoas que falam de corrupção e se dizem paladinos não explicam a privataria acontecida nas privatizações do governo FHC. O PT abriu as investigações e todos os culpados serão punidos, esta é a diferença”.

Luis Eustáquio (PT) lembrou que na manifestação apareceram imagens de Lula vestido de presidiário como bandido, quando ele é o maior líder do país. Para ele, foi o PSDB quem convocou o povo, estava à frente da manifestação e faz movimento golpista porque não se conforma com a derrota. Não investigam nada em São Paulo e Minas Gerais, governos do PSDB.

Henrique Leite (PT) disse que vê um movimento atabalhoado, que mistura pessoas indignadas com a corrupção e pessoas que nunca fizeram política se aproveitando do momento. “O PSDB sempre fez corrupção e hoje age como paladino. O candidato que perdeu a eleição é sabidamente usuário de cocaína e hoje quer posar de xerife”. Segundo ele a corrupção está entranhada no povo que fura fila, que dá propina a guarda de trânsito entre outros. Jairo Britto (PT) disse que era engraçado o discurso do PSDB pedindo impeachement numa semana e na outra pede a renúncia, "não sabem o que querem".

 

Em 17/08/2015 às 18h08.