Vereadores repercutem morte causada por fiação da Celpe

Um jovem de 22 anos morreu eletrocutado por um fio da Companhia Energética de Pernambuco, a Celpe, em frente ao Shopping Tacaruna, no domingo 28. Ele é uma das mais de 100 vítimas de acidentes com a fiação da empresa, nos últimos seis anos. No plenário, durante a reunião desta terça-feira, 30, os vereadores lamentaram a tragédia e pediram melhorias nos serviços oferecidos pela Companhia.

Vera Lopes (PPS) lembrou que o jovem tinha terminado o curso de bombeiro civil e tinha o sonho de socorrer pessoas. “Um fio descoberto tirou a vida dele. As pessoas vão continuar morrendo enquanto não se tomar medidas urgentes e punitivas para que a irresponsável da Celpe não continue a matar as pessoas da cidade”.

Osmar Ricardo (PT) disse que a Celpe colocou a culpa no coqueiro que ficava perto do shopping e caiu, quebrando o fio elétrico. O parlamentar também destacou que a Câmara já debateu questões relacionadas a problemas causados pela fiação. “Parece que a Celpe e os órgãos competentes não fazem nada a respeito do problema. Também já puxamos o debate aqui para os fios passarem por baixo da calçada”.

Já o vereador Almir Fernando (PC do B) ressaltou que a privatização da Celpe foi usada para a duplicação e a manutenção da BR 232, o que, segundo ele, não tem ocorrido. O vereador também pediu resposta da Celpe. “Infelizmente não dá pra esquecer o que aconteceu. Pessoas estão morrendo por conta dessas fiações. A gente espera que a Celpe possa melhorar, também em relação aos frequentes apagões que acontecem na nossa cidade, principalmente nos bairros da Zona Norte. Espero que a Companhia dê uma resposta à sociedade que está esperando há muito tempo”.

Luiz Eustáquio (PT) disse que é preciso pensar no contexto e citou convênio da Prefeitura do Recife, através da Emlurb, com a Celpe. “A gente não pode pensar apenas na Celpe, tem que saber o papel da Emlurb, que é garantir e fiscalizara questão da energia da nossa cidade. Não é só a empresa. O município tem essa responsabilidade. O pronunciamento da vereadora é no sentido de alertar a sociedade e a Prefeitura que as pessoas estão morrendo de forma trágica”.

Antônio Luiz neto (PTB) fez uma relação entre a quebra dos fios elétricos e a poda de árvores. “As árvores não estão sendo podadas corretamente. É mais uma irresponsabilidade seríssima que gera problemas a toda hora no Recife. Acho que o estado deveria ser acionado sobre a Celpe e nós que fazemos a Câmara devemos cobrar em relação à podação das árvores, que vem agredindo a fiação e provocando um problema seríssimo que é a quebra de fios, o que causa risco de vida aos cidadãos do Recife”.

Para Henrique Leite (PT) é preciso fazer um estudo para analisar a questão das árvores nas calçadas da cidade. “É uma preocupação que já vem há muito tempo. Temos que fazer um estudo para ver onde é importante manter essas árvores nas calçadas. E, nesses momentos de chuvas, o que mais ocorre é a queda delas. Isso está me preocupando, pois a chuva que está caindo e essas árvores podem causar uma tragédia. Também pode acontecer uma coisa muito mais grave se uma árvore cair completamente em uma via movimentada. Vou fazer um documento pedindo esse estudo”.

Em 30.06.15, às 18h45.