Vereadores repercutem revitalização do Mercado de Afogados

Na tarde desta quarta-feira, 6, vários vereadores repercutiram a ação do prefeito Geraldo Júlio de desapropriar um terreno em Afogados para executar um projeto de revitalização e ampliação do Mercado de Afogados. O objetivo é liberar as calçadas e faixas de rolamento que hoje estão tomadas pelo comércio informal.

Os cerca de 400 ambulantes que atuam na área foram cadastrados e serão transferidos para o terreno desapropriado. Com cerca de 3,6 mil metros quadrados, a área está localizada no cruzamento das ruas Christovam Colombo de Souza e João Carlos Guimarães e pertencia ao antigo clube do Itaú.

O primeiro a parabenizar a iniciativa foi o vereador Jadeval de Lima (PTN). Morador do bairro, ele afirmou conhecer as dificuldades enfrentadas por comerciantes e por todos que passam pela área. Para ele, além da melhoria do comércio, os engarrafamentos na área também devem diminuir. “Muita gente dizia que aquela situação não tinha solução, por isso digo que o prefeito e sua equipe marcaram um gol de bicicleta. Vimos hoje a satisfação dos ambulantes e sabemos que todos serão assistidos. Tenho certeza que o novo Mercado de Afogados será um projeto belíssimo e importantíssimo para todo o Recife”.

O líder do Governo, Gilberto Alves (PTN) também participou do ato. Ele acredita que a ação do prefeito demonstra que com determinação e compromisso é possível encontrar soluções para os problemas da cidade. “Este é um dos mercados mais antigos do Recife, que sempre alimentou não só o comércio da região, mas o de outras áreas. Muitos questionavam se havia solução para aquele problema e, em poucos dias, o governo mostra que é possível”, afirmou.

Ele lembrou que os mercados de Beberibe e de Água Fria já passaram por intervenções semelhantes. Em todos os casos, comerciantes e população foram incluídos no processo. “A população entende a necessidade de mudanças e sabe que o governo vai fazer isso escutando, partilhando, chamando para conversar”.

O vereador Marco Aurélio (PTC) destacou a importância do Mercado de Afogados para o Recife e disse esperar que o prefeito faça o mesmo em todos os mercados da cidade.

 

Em 06.02.13, às 18h.