Vereadores repercutem valorização das latas de ferro

A parceria entre as prefeituras do Recife e de Olinda com uma empresa privada irá valorizar o preço das latas de ferro recicladas. A notícia, publicada no Diario de Pernambuco de hoje, repercutiu no plenário da Casa.


O vereador Carlos Gueiros (PTB) lembrou que a Câmara Municipal foi pioneira nessa discussão quando aprovou projeto de lei proibindo a venda de latas de ferro. Por terem preço menor do que as de alumínio, elas são desprezadas pelos catadores. A matéria foi vetada pelo Executivo, mas o veto acabou sendo rejeitado no plenário pelos vereadores e hoje é lei municipal. “Na publicidade veiculada pela prefeitura sobre o convênio firmado não consta a participação do poder legislativo. E é preciso que a população tenha conhecimento das ações positivas feitas pelos vereadores”.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, o vereador Daniel Coelho (PV) também repercutiu o convênio. “Essa parceria só foi possível graça a um acordo feito entre os vereadores para votar e derrubar o veto, portanto, foi uma vitória conquistada por essa Casa”.

A vereadora Aline Mariano (PSDB) também parabenizou a Comissão de Meio ambiente e vários vereadores pela conquista e destacou ainda outra iniciativa que considera como sendo também um mérito dos parlamentares: a decisão da prefeitura de cancelar a construção de uma refinaria multicultural no Sítio da Trindade.

Apesar da vitória com as latinhas de ferro, Daniel Coelho disse que ainda falta uma política ambiental consistente na cidade. Como exemplo, ele comparou a coleta seletiva de Jaboatão dos Guararapes com a do Recife que, segundo o parlamentar. não chega a 1%. “Já fizemos cobranças e projeto de lei para sensibilizar o prefeito sobre a importância da coleta seletiva, mas parece que o gestor do município vizinho é mais preocupado com essa questão ambiental”.

Vice-líder do Governo na Casa, Inácio Neto (PHS) rebateu as críticas de Coelho afirmando que a prefeitura do Recife tem priorizado a política ambiental tanto que criou uma Secretaria de Meio Ambiente na cidade.

O vereador Jairo Britto (PHS) também acha que a gestão ambiental da prefeitura é relevante. Para ele, o assunto não se resume apenas as latinhas de ferro, mas passa pela coleta de resíduos sólidos e saneamento básico, entre outros. “Reduzir a questão ambiental a um convênio é muito pouco”.