Vereadores reúnem-se com representantes do Comdica

Apesar de a Câmara Municipal do Recife estar em recesso parlamentar, o presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), acompanhado de um grupo de vereadores, reuniu-se na tarde de segunda-feira (08) com a presidente do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Ana Farias, e com a comissão eleitoral do órgão para buscar esclarecer denúncias sobre irregularidades no processo de escolha dos novos conselheiros tutelares da cidade. “Os candidatos nos procuraram em nossos gabinetes e é importante que estejamos fazendo esses contatos, enquanto detentores de mandatos que nos indicam como representantes do povo. Buscar o entendimento foi o nosso objetivo, além de estarmos cumprindo com nossa obrigações política e social”, disse o parlamentar.

Estiveram presentes os vereadores Ana Lúcia  (PRB), Samuel Salazar (sem partido), Aline Mariano (PP), Alcides Teixeira Neto (sem partido), Chico Kiko (PP) e Benjamin da Saúde (Patriota). Os conselheiros tutelares estão no meio do processo de renovação da categoria e a eleição, prevista para meados de outubro, será a última etapa. No dia 30 de junho houve uma prova seletiva, que deverá eliminar alguns concorrentes. A partir da prova, começaram as denúncias dos candidatos sobre irregularidades e discriminações durante as avaliações. Uma das denúncias diz respeito a casos de lipofobia (intolerância a pessoas obesas). As cadeiras e mesas oferecidas aos candidatos, durante a aplicação da prova no dia 30, eram pequenas e estreitas demais. E muitos concorrentes tiveram que responder às questões em extremo desconforto.

Outro problema denunciado aos vereadores é que a entrega dos cartões que dariam acesso dos candidatos aos locais das provas deveriam ocorrer no prédio do Comdica, das 13h às 19h, conforme especificava o edital. Mas a distribuição foi encerrada às 17h. “Além disso, ficamos sabendo de várias questões da prova que continham dubiedade nas respostas. Reunimos todas essas denúncias e as levamos para a presidente do Comdica e para a comissão eleitoral. Ela nos disse que o resultado da prova sairá dia 18, mas já ficou acertado que no dia 19  voltaremos a nos reunir para avaliar a possibilidade de anulação das questões que contenham problemas”, informou a vereadora Ana Lúcia.

Ela também avaliou que a reunião do Poder Legislativo com os representantes do Comdica foi de muita importância para o atual momento do Conselho. “O processo de escolha é muito importante para a renovação dos conselheiros. E nós, enquanto vereadoras e vereadores, não podemos deixar de ouvir as dificuldades que os candidatos enfrentam e que vão desde as questões do edital até a realização da prova. Entendemos que o diálogo é a saída para qualquer problema e é ele que estamos buscando”, afirmou Ana Lúcia.

Com fotos de Angélica Araújo, da Assessoria de Imprensa do Comdica




Em 09.07.2019, às 10h40.