Vereadores reúnem-se com representantes do Comdica
Estiveram presentes os vereadores Ana Lúcia (PRB), Samuel Salazar (sem partido), Aline Mariano (PP), Alcides Teixeira Neto (sem partido), Chico Kiko (PP) e Benjamin da Saúde (Patriota). Os conselheiros tutelares estão no meio do processo de renovação da categoria e a eleição, prevista para meados de outubro, será a última etapa. No dia 30 de junho houve uma prova seletiva, que deverá eliminar alguns concorrentes. A partir da prova, começaram as denúncias dos candidatos sobre irregularidades e discriminações durante as avaliações. Uma das denúncias diz respeito a casos de lipofobia (intolerância a pessoas obesas). As cadeiras e mesas oferecidas aos candidatos, durante a aplicação da prova no dia 30, eram pequenas e estreitas demais. E muitos concorrentes tiveram que responder às questões em extremo desconforto.
Outro problema denunciado aos vereadores é que a entrega dos cartões que dariam acesso dos candidatos aos locais das provas deveriam ocorrer no prédio do Comdica, das 13h às 19h, conforme especificava o edital. Mas a distribuição foi encerrada às 17h. “Além disso, ficamos sabendo de várias questões da prova que continham dubiedade nas respostas. Reunimos todas essas denúncias e as levamos para a presidente do Comdica e para a comissão eleitoral. Ela nos disse que o resultado da prova sairá dia 18, mas já ficou acertado que no dia 19 voltaremos a nos reunir para avaliar a possibilidade de anulação das questões que contenham problemas”, informou a vereadora Ana Lúcia.
Ela também avaliou que a reunião do Poder Legislativo com os representantes do Comdica foi de muita importância para o atual momento do Conselho. “O processo de escolha é muito importante para a renovação dos conselheiros. E nós, enquanto vereadoras e vereadores, não podemos deixar de ouvir as dificuldades que os candidatos enfrentam e que vão desde as questões do edital até a realização da prova. Entendemos que o diálogo é a saída para qualquer problema e é ele que estamos buscando”, afirmou Ana Lúcia.
Com fotos de Angélica Araújo, da Assessoria de Imprensa do Comdica
Em 09.07.2019, às 10h40.