Vereadores vão se integrar às discussões do Pacto pela Vida do Recife
O encontro de sábado ocorrerá no Centro de Formação de Professores Paulo Freire, na Madalena, com vários setores da sociedade, por iniciativa do prefeito Geraldo Júlio. Na ocasião serão abordados os diversos aspectos de responsabilidade do Poder Público municipal que podem contribuir com a redução da criminalidade na cidade. “A segurança é uma preocupação de todos nós e iremos colaborar, dando nossas opiniões. Eu mesmo pretendo sugerir medidas preventivas, de políticas sociais; e ostensivas, de fortalecimento da guarda municipal”, disse o vereador Almir Fernando (PCdoB), vice-presidente. A Comissão de Segurança Pública e Defesa Social é formada por cinco vereadores. Todos têm experiência na área de segurança pública. Estéfano Menudo é comissário de polícia; Almir Fernando também é comissário; Amaro Cipriano Maguari (PSB) foi investigador; Eduardo Chera (PTN) é policial militar; e Jairo Brito (PT) é perito da polícia civil.
A disposição de os vereadores se integrarem às ações de enfrentamento à violência e garantia da segurança pública já foi manifestada ao Poder Executivo na semana passada. “Tivemos uma reunião com o secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, no dia 23, no primeiro andar do prédio da Prefeitura do Recife. Nós procuramos saber o que a atual gestão está programando para reduzir os índices de criminalidade”, disse Menudo. Na ocasião, o secretário falou dos eixos e projetos estratégicos, que incluem medidas na promoção da cultura cidadã, a mobilização e prevenção social, a recuperação de situação de risco e o controle e ordem pública.
Além das abordagens sobre o Pacto pela Vida do Recife, a reunião da Comissão de Segurança, nesta terça-feira, serviu para distribuição e discussão de projetos de lei. Participaram Estéfano Menudo, Almir Fernando, Amaro Cipriano Maguari e Eduardo Chera. Eles distribuiram dois novos projetos para considerações dos relatores e aprovaram cinco, rejeitaram outros cinco e retiraram quatro da pauta. Um dos projetos aprovados foi o de número 19/2011, do ex-vereador Maré Malta, que determina a instituição de áreas escolares de segurança e cidadania nas ruas do entorno das escolas públicas municipais do Recife. Um dos rejeitados, o 129/2011, da ex-vereadora Marília Arraes, que dispõe sobre a limitação de horário para o funcionamento de bares e similares no município aos domingos.
Em 02.04.2013, às 12h40.