Vereadores visitam a sede do Cindacta III

Um grupo de cinco vereadores, entre eles o presidente da Câmara Municipal do Recife, Eduardo Marques (PSB), visitou as instalações do Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego III (Cindacta III), localizado no bairro de Jordão Baixo, Recife, na manhã desta quinta-feira, 10. Eles tiveram oportunidade de conhecer a instituição, saber o que ela faz, compreender sua missão e responsabilidades, atendendo ao convite do brigadeiro do Ar, Walcyr Josué de Castilho Araújo. Órgão de controle do tráfego aéreo do Nordeste, Fernando de Noronha e parte do Atlântico Sul, o Cindacta III está promovendo esses encontros com diversas entidades da sociedade civil como parte das comemorações de 30 anos de existência.

Esta foi a primeira visita institucional realizada por um grupo de vereadores do Recife ao Cindacta III. “Foi importante estarmos no Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego para vermos a segurança que esses profissionais garantem aos passageiros de avião e a defesa que o órgão presta ao nosso espaço aéreo. Agradecemos o convite, eles estão de parabéns. Além disso, ressalto que o Poder Legislativo municipal vem realizado visitas no sentido de buscar uma aproximação com as diversas  instituições de nossa sociedade.”, disse o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques. Os vereadores que o acompanharam foram: Michele Collins (PP), Renato Antunes (PSC), Chico Kiko (PP) e Rodrigo Coutinho (SD).

Os vereadores foram recebidos no Salão Nobre da sede do Cindacta III pelo comandante Walcyr Josué de Castilho Araújo e alguns oficiais do Centro. De lá, foram conduzidos para o auditório, onde assistiram a um vídeo de dez minutos sobre a atuação da instituição militar que é responsável pelo controle de cerca de 13 milhões de quilômetros quadrados, de um total de 22 milhões, do espaço aéreo do País. Em seguida, o brigadeiro do Ar fez uma apresentação através de slides com dados históricos do Cindacta III, mostrando desde quando começou o sistema de rotas das aeronaves sem o auxílio de navegação. No dia 23 de março de 1988, o Cindacta III foi criado, inaugurado em 1987 e reestruturado em 2017.

A missão do Cindacta III, apresentado durante a visita, é a de "executar as atividades relacionadas com a vigilância e o controle da circulação aérea geral, bem como conduzir as aeronaves que têm por missão a manutenção da integridade e da soberania do espaço aéreo brasileiro, nas áreas definidas como de sua responsabilidade”. Cabe ao Cindacta III fazer o controle, a defesa e a integração do espaço aéreo. Após a apresentação do vídeo e dos slides, o brigadeiro do Ar conduziu os vereadores ao Centro de Controle de Área, Centro de Controle do Atlântico, Centro de Controle Remoto (que fica responsável por Fernando de Noronha) e o Centro de Aproximação.

O Cindacta III tem sede no Recife, mas há 19 destacamentos em todo o Nordeste. “Foi um prazer muito grande receber os representantes do povo do Recife. O nosso objetivo é divulgar as atividades do Cindacta III e queríamos que a população estivesse aqui para conhecer o nosso trabalho, feito anonimamente. Somos responsáveis por um modal importante, num país cheio de problemas na área de transportes. Explicamos aos vereadores como funciona o Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego III. Transmitimos aos vereadores  como se estivéssemos nos comunicando com a população”, disse o comandante,  brigadeiro do Ar, Walcyr Josué de Castilho Araújo.

Em 10.05.2018, às 14h10.