Violência Contra Idosos é debatida na Câmara Municipal do Recife

O Dia Mundial de Conscientização para a Luta Contra a Violência à Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), será lembrado pela Câmara Municipal do Recife a partir de uma iniciativa do presidente da casa, Múcio Magalhães (PT). Ele vai dedicar todo o grande expediente desta segunda-feira, 14, para debater sobre o tema que representa uma violação dos Direitos Humanos. A data transcorre amanhã, mas devido à mudança de horário da sessão plenária, a homenagem será hoje.

No Brasil, são consideradas idosas as pessoas a partir de 60 anos de idade.  Essa população vem crescendo de forma acelerada no País e a estimativa é que até 2020 sejam 40 milhões de pessoas, quando o Brasil ocupará a sexta posição com mais idosos no mundo.  Para Múcio Magalhães, a violência contra a pessoa idosa não é um problema recente, mas com o aumento em todo o mundo da população idosa, este tema tem se tornado mais considerado, tanto pela sociedade civil, como pelas instituições governamentais.

“Este é um problema mundial e já é reconhecido como um grave problema de saúde pública e ocorre tanto nos países desenvolvidos como em desenvolvimento. Mas somente nas últimas décadas é que o problema da violência contra a pessoa idosa tem recebido a atenção da sociedade civil e das instituições públicas”, disse Múcio Magalhães. No Brasil o Estatuto do Idoso estabelece que seja um dever de toda a sociedade brasileira prevenir a ameaça ou violação dos direitos dos idosos. A denúncia passa a ser obrigatória aos órgãos competentes: autoridades policiais, ministérios públicos, conselhos dos idosos etc.

Em 14.06.2010, às 11h.