Voto de aplauso a diretor de bloco carnavalesco gera debate na Câmara

Um requerimento de voto de aplauso ao diretor do bloco ‘As Folotes de Afogados’, George Oliveira, foi tema de debate entre os parlamentares da Câmara do Recife nesta quarta-feira (7). Durante a reunião plenária, a vereadora Michele Collins (PP) subiu ao plenário da Casa para levantar questionamentos em relação ao nome do bloco homenageado. O requerimento, que acabou sendo aprovado, é de autoria do vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), que no texto cumprimenta o bloco pelo “enriquecimento da cultura popular” do Recife.

Ao tomar a palavra, Michele Collins ressaltou que o nome do bloco não valoriza as mulheres. “Não é nada pessoal, o vereador Maguari é um excelente parlamentar. Mas um requerimento desses não enriquece a cultura popular. Ele desvaloriza as mulheres e seria importante observarmos isso. É algo muito sério e as mulheres ficam expostas. Temos mulheres morrendo todo dia, sendo espancadas.”

Em um aparte, Maguari argumentou que sua homenagem não diz respeito ao nome do bloco, mas a quem o mantém. “A gente sabe que nos blocos tem muitos nomes obscenos que contradizem as questões religiosas. Mas eu não tenho condições de mudar essas questões e esses nomes. A gente faz requerimentos em resposta àquelas pessoas que têm um bloco há 20, 30 anos. Não quero entrar no mérito da cultura da nossa cidade.”

O vereador Felipe Francismar também se pronunciou a favor do requerimento durante a discussão “Se o bloco existe, não cabe a nós contestar ou não seu nome. O nome foi criado em um local por pessoas que gostam dele. Essa discussão não cabe a nós fazermos. O que vale é o que esse voto de aplauso representa para aquela comunidade que gosta e participa daquele bloco."

Em 07.06.2017, às 18h20