Voto de aplauso homenageia primeiro advogado homem trans de Pernambuco

Leonardo Luaas Pinto de Melo nasceu no Recife em 1981. Filho de um servidor público e de uma professora, cursou Direito e desde 2011 integra a Polícia Militar de Pernambuco. Em Fevereiro de 2018, Leonardo obteve uma conquista importante: a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Sua história seria semelhante a de tantos outros pernambucanos, não fosse um detalhe – Leonardo é o primeiro homem trans a se tornar advogado no Estado.

O feito rendeu um voto de aplauso da Câmara do Recife. O requerimento, aprovado pelo plenário da Casa nesta quarta-feira (28), foi discutido na tribuna por seu autor, o vereador Ivan Moraes (PSOL). Durante seu discurso, o parlamentar leu uma carta de Leonardo Luaas na qual ele relembra a trajetória de violência, preconceito e medo pela qual passou. “Foi o estudo que me libertou de viver à margem da sociedade, foi o estudo que me afastou da violência que vitima pessoas trans todos os dias.”

Ao plenário, Ivan Moraes também lembrou os problemas enfrentados diariamente por homens trans no Brasil. O vereador citou um estudo da Faculdade de Psicologia Maurício de Nassau que levanta dados sobre a saúde mental dessa população. “Existem muitas maneiras de negar educação às pessoas. Uma delas é por meio do bullying, da coerção e da violência: uma violência que é praticada todos os dias contra a população trans. Dos homens trans, 66,4% já pensaram em suicídio.” Segundo o mesmo estudo, 41,5% dos homens trans já tentaram o suicídio – um dado que destoa do índice da população em geral, que é de 3%.

Em um aparte, o vereador Jayme Asfora (PMDB) saudou o colega pela iniciativa. “Já tinha visto o requerimento e a justificativa. Parabéns pela sensibilidade sua e de sua equipe. Esse debate é muito importante. No Recife, tem muita gente que sofre do mesmo jeito ou até mais. Assino embaixo nesse requerimento de voto de aplauso.”

Em 28.02.2018, às 18h