Voto de aplauso para estudantes da Escola de Aplicação

Nada mais justo do que homenagear jovens estudantes de uma escola de referência no Estado. Trata-se da Escola de Aplicação do Recife, vinculado à UPE, ganhador de três medalhas de prata e uma de bronze na 9ª Olimpíada Nacional de História do Brasil, realizada em campinas São Paulo. Os quatro grupos participantes, com maioria de alunas, classificou Pernambuco no quinto lugar geral do certame. Por esse feito, o vereador Ivan Moraes (PSOL) solicitou na Câmara do Recife um voto de aplauso para os ganhadores.

Ivan Moraes relatou que havia 300 grupos dos quais apenas 11 foram a final, e destes 24 alunos e alunas  eram do Escola de Aplicação, uma escola pública que acolhe estudantes de todas as classes sociais. “Na maratona duas perguntas abertas chamam a atenção: o que é democracia e o que é meritocracia. Os estudantes responderam que meritocracia engana muita gente porque as pessoas vêm de oportunidades diferentes. Isso nos ensina muito. Aprendemos com eles e elas que quem vive na periferia tem menos oportunidades. Mas ensina também que quem com esforço é possível chegar”.

O vereador disse ainda que os jovens precisam lembrar que fazem parte de uma elite intelectual da cidade. Para entrar no Aplicação é preciso competir 40 estudantes por uma vaga. “Nossa tarefa é fazer com que jovens tenham garantidos pelo poder público, mais oportunidades para mais pessoas. É preciso reconhecer o esforço dessa juventude, mas a obrigação de fazer acontecer é do Estado”.

Em 05/09/2017 às 16h55.