Wanderson Florêncio comemora Dia Internacional da Juventude

Em homenagem ao Dia Internacional da Juventude, celebrado anualmente em 12 de agosto, o vereador Wanderson Florêncio (PSC) promoveu sessão solene na manhã desta terça-feira, 29, no plenário da Câmara Municipal do Recife, quando homenageou 33 instituições e jovens “que sonham e agem por um mundo melhor e mais justo para todos”. Criada, originalmente, através de resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, a data é uma resposta à Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude com o objetivo de chamar a atenção para a problemática da educação e para a conscientização dos jovens sobre o futuro do planeta. No Brasil, a data entrou no calendário oficial em 2002. “A juventude brasileira tem um histórico de grandes lutas e precursoras de importantes mudanças políticas no cenário nacional”, lembrou Florêncio.

Os componentes do Parlamento Jovem, entidade que tem como objetivo aproximar e incentivar, de maneira participativa, a juventude do processo legislativo e da vida pública, lotaram o plenário.  A solenidade foi presidida pela vereadora Natália de Menudo (PSB), também presidente da Comissão de Juventude da Câmara Municipal do Recife. A mesa foi composta pela secretária Executiva da Juventude do Recife, Camila Barros; o assessor da Secretaria da Juventude do Estado, Caio Ribeiro; e o presidente do Parlamento Jovem, Danylo Roberto. “Cerca de 25% da população mundial tem entre 10 e 24 anos, e a ONU encoraja os governos a entender as necessidades dos jovens para implementar políticas que promovam a inclusão e a participação dessas pessoas na sociedade”, ressaltou o vereador.

Wanderson Florêncio citou os anos da própria juventude, quando iniciou e consolidou a militância política em diversas entidades e que resultou em sua candidatura a vereador do Recife. Em 2015, ele foi o autor do requerimento do Sexto Parlamento Jovem do Recife, resgatando a juventude para a Casa José Mariano, que estava parado há quatro anos. “Estamos em 2017 mais uma vez e fomos autor do requerimento da sétima edição do Parlamento Jovem. Nessa sétima edição, o número de jovens inscritos ficou para história do Parlamento, com 232 jovens disputaram as 39 vagas disponíveis, mesmo número de vaga dos vereadores do Recife”, disse.

Florêncio lembrou que além do Parlamento Jovem, eles estão atuando em outras trincheiras de luta. “Nas ruas também vemos, em eventos democráticos, os jovens cada vez mais politizados, mais atentos ao futuro do país e do mundo. Percebo que eles estão buscando em seus ideais, também a serenidade. É uma procura constante e talvez difícil, exatamente pelo contexto da globalização”. Ressaltou que uma vasta possibilidade de informações pode deixar o jovem confuso. “Neste contexto, não só as escolas estão envolvidas na orientação dos jovens para que possam persistir em seus sonhos e que consigam mudar o futuro. Cada vez vemos mais jovens interagindo no desenvolvimento do país, querendo opinar e participar, cada vez mais, das mudanças”.

Ao final do discurso do vereador, o Grupo Cores do Amanhã fez uma apresentação de dança. A secretária Executiva da Juventude do Recife, Camila Barros, parabenizou o vereador pela iniciativa da solenidade e ressaltou a importância dos jovens nos processos políticos do dia a dia. “Vocês é que estão nas comunidades, atuando nos coletivos juvenis e podem fazer algo. O Parlamento Jovem vem ocupando os seus espaços. O caminho do jovem não é uma linha reta, não há um modelo único a seguir”, disse. Ela elogiou o trabalho da Comissão da Juventude, da Câmara Municipal, “que tem o poder da análise e da legislação”, enquanto a sua secretaria, na Prefeitura do Recife, tem função de “efetivação, execução e articulação” das políticas públicas.  A vereadora Natália de Menudo, que presidiu a solenidade, leu uma mensagem, no final. “Aproveito para me solidarizar com as pessoas aqui presentes, imbuídas na vontade de edificar um protagonismo ímpar e bem característico da juventude que anseia por políticas públicas mais efetivas e que promovam uma maior participação do Jovem nos programas sociais de nosso município”.

As 33 instituições e jovens homenageadas, que receberam diplomas das mãos do vereador Wanderson Florêncio, foram as seguintes:

1- Centro Marista Circuito Jovem do Recife

2- Projeto Eu vivo, Não uso Drogas

3- Movimento Cultural e Social Cores do Amanhã

4- Escape (Escola de Skate, Cidadania)

5- Brigada Hip Hop de Pernambuco

6- Espro, o  Ensino Social Profissionalizante

7- Coletivo Artístico Sócio Cultural Pão e Tinta

8- Secretária de Juventude de Palmares

9- Secretaria de Juventude de Pombos

10- Diaconia

11- Instituto dos Cegos Antônio Pessoa de Queiroz

12- MNU - Movimento Negro Unificado

13- O Jovem Josias da Silva Rocha

14- Capu-nambuco

15- Cena Periférica

16- o jovem Raphael de Castro

17- a Escola Estadual Jornalista Costa Porto

18- a jovem Amanda Lima

19- representando o 1° Parlamento Jovem do Recife - Priscila Prestes Gaspar

20- representando o 2° Parlamento Jovem do Recife - Madson Henrique Lima Marinho

21- representando o 3° Parlamento Jovem do Recife - Ronaldo Lopes da Silva

22- representando o 4º Parlamento Jovem do Recife - Lucas Peixoto da Silva

23- representando o 5° Parlamento Jovem do Recife - Luis Victor Ferreira

24- representando o 6° Parlamento Jovem do Recife- Ítalo Bruno Gomes Ferraz

25- representando o 7° Parlamento Jovem do Recife - Danylo Roberto da Silva Santos

26- Conselho Municipal de Juventude

27- a jovem Jéssica Emmanuelle

28- o Lar Fabiano de Cristo

29- o Studio 8 de Dança

30- a Jovem Maria Rafaela Bezerra dos Santos, Representando o Sertão

31- FOJUPE - Fórum das Juventudes de Pernambuco

32- a Associação Metropolitana de Hip Hop em Pernambuco e

33- Escola de referência do Ensino médio Prof. Jordão Emerenciano

 

Em 29.08.2017, às 12h10.