Wanderson Florêncio comenta destinação do acervo de Abelardo da Hora

O destino da obra do artista plástico pernambucano Abelardo da Hora, falecido em 2014, foi alvo de um discurso do vereador Wanderson Florêncio (PSC) proferido nesta terça-feira (20). Na tribuna da Câmara do Recife, o parlamentar relatou a busca de sua família por auxílio para a conservação e disponibilização do acervo para o grande público. Segundo ele, a coleção vai ser deslocada de Pernambuco para a Paraíba por falta de interesse das autoridades locais.

Nascido em 1924, no município de São Lourenço da Mata, Abelardo da Hora produziu esculturas, gravuras, cerâmicas e desenhos. Essas obras, segundo Wanderson Florêncio, serão abrigadas por um museu a ser criado pelo Governo do Estado vizinho. “Esse grande artista plástico pernambucano tem uma história marcante no Recife e um grande acervo. Desde seu falecimento, sua família vinha tentando fazer com que ele fosse exposto e que o Estado desse uma manutenção. Pela falta de resposta, o Estado que acolheu e onde vai se construir um museu será a Paraíba. É nosso Estado irmão, mas temos que lamentar pela falta de interesse. O povo pernambucano ficou em segundo plano.”

Apesar de lastimar o deslocamento do acervo, o parlamentar fez questão de enaltecer a iniciativa paraibana. “Venho me solidarizar pela família de Abelardo da Hora e parabenizar o Estado da Paraíba pela sensibilidade e por tomar essa atitude que considera importante para o povo. Faço um registro de lamento, mas também de congratulação ao Estado da Paraíba.”

Em 20.11.2018, às 15h49