Wanderson Florêncio destaca financiamento de projetos ambientais

O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) comemorou na tarde desta terça-feira, 24, o financiamento de projetos ambientais, realizado pelo segundo ano consecutivo, proposto por instituições da sociedade civil e realizado pela Prefeitura do Recife. “Com o objetivo de aproximar a população dos temas relacionados à preservação do meio ambiente e sustentabilidade, o edital de projetos ambientais receberá o investimento de 300 mil reais, representando 10% do Fundo Municipal do Meio Ambiente”.

O vereador ressaltou que a prefeitura já sinalizou que pretende encaminhar à Casa de José Mariano uma proposta que visa dobrar essa contribuição de recursos para projetos sustentáveis, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da cidade. “É um incentivo mais do que apropriado, em prol do bem comum do nosso planeta e para ações que tem por finalidade melhorar o meio ambiente, vindo da própria sociedade".

“No nordeste e até no sudeste, temos o exemplo do povo que vem sofrendo com os efeitos da estiagem prolongada, causado também pelas alterações climáticas, que segundo os próprios especialistas, são decorrentes de sérios danos ao meio ambiente como, por exemplo, o desmatamento da Amazônia”.

O vereador destacou ainda que no ano passado 18 projetos foram inscritos, entre eles, o Recife Arborizado, do Instituto Terra Brasil, que mapeou as árvores e palmeiras do bairro do Recife para criação de um inventário. O trabalho identificou situações irregulares e inadequadas em relação à acessibilidade nas vias. “Também foram escolhidas matérias sobre jardinagem e melhorias habitacionais na Bomba do Hemetério, além da mostra ambiental do Recife. Qualquer entidade pode participar a seleção, desde que esteja devidamente regulamentada”.

O vereador lembrou também do dia Mundial da Água, instituído pela ONU em 22 de março de 1992 e que visa à conscientização da população a respeito dessa valiosa substância. “A preservação da água está em pauta como uma das coisas mais essenciais do mundo. É importante lembrar também da preservação dos rios. Hoje o mundo esta vivendo uma escassez de água e por isso precisamos preservá-la”.


Em 24.03.2015, às 17h.