Wanderson Florêncio fala sobre pagamento de cachês dos artistas

A cultura pernambucana conta com inúmeros profossionais nos eventos que acontecem no decorrer do ano e principalmente no carnaval. E na tarde desta quarta-feira (12), durante reunião plenária, o vereador Wanderson Florêncio (PSC) destacou sua participação hoje pela manhã, na audiência pública promovida pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), onde foi debatido o pagamento dos cachês atrasados de artistas recifenses. Na tribuna, o parlamentar falou sobre os avanços da prefeitura na área.

Segundo Wanderson Florêncio, o pagamento referente ao carnaval de 2017 será concluído até o final do mês de abril. “São 14 milhões que serão pagos, aquecendo a economia e remunerando os artistas. Esse era um desejo de todos, receber com brevidade após o ciclo festivo”. De acordo com o vereador, ainda foi discutido o projeto de lei de n° 249/2015, de autoria do parlamentar e que dispõe sobre contratações artísticas na cidade do Recife.

A proposta sugere, por exemplo, que pagamentos referentes à apresentação da cultura popular sejam feitos através de subvenção; agremiações, como blocos, troças, clubes, maracatus, escolas de samba e afoxés, orquestras e artistas receberão 50% (cinquenta por cento) do cachê antes das festividades, tais como: Carnaval, São João, Natal, e 50% (cinquenta por cento) até o quinto dia útil subsequente à conclusão do processo de contratação. “Certamente esses artistas virão para essa Casa nos próximos dias, para a apreciação. Eu espero a sanção do prefeito Geraldo Júlio”.

O vereador ainda falou da desburocratização do processo de contratação dos artistas. “O projeto também estabelece a comprovação, podendo ser feita através de entes da iniciativa privada e das redes sociais, pela internet. Tivemos e ainda teremos mais avanços. Defender a cultura popular pernambucana é um processo contínuo e que precisa ser feito por todos”.

Em 12.04.2017, às 18h05.