Wanderson Florêncio homenageia Liberato

Falecido há uma semana, vítima de parada cardiorrespiratória, o ex-prefeito e ex-vereador do Recife, Liberato Costa Júnior, está recebendo a sua primeira homenagem da Câmara Municipal. A iniciativa é do vereador Wanderson Florêncio (PSDB), que está propondo, através do projeto de lei número 03/2016, mudar o nome da Estrada de Belém para “Estrada de Belém Vereador Liberato Costa Júnior”. A mudança ainda poderá demorar, pois a proposta terá que tramitar pelas comissões quando terminar o recesso parlamentar, em fevereiro.

Apesar do recesso, as assessorias estão funcionando normalmente – o recesso é apenas para os vereadores – e por isso o projeto de lei já foi despachado para as comissões de Legislação e Justiça e para a de Educação, cultura, Turismo e Esportes. Nos dois colegiados, terá que receber pareceres dos relatores antes de seguir para ser analisado em plenário.  O recesso terminará no dia 31 de janeiro e as atividades parlamentares serão retomadas dia primeiro de fevereiro.

A Estrada de Belém é a principal avenida de Campo Grande, bairro da Zona Norte onde Liberato morou durante décadas.  Sua residência, numa rua transversal, era endereço de visitação de políticos. Muitos passavam por lá, em tradicionais cafés-da-manhã, para se aconselhar com o “Velho Liba”, homem conhecedor da história política do Estado e, do Recife, em particular. Baseado em sua experiência pessoal, ele orientava e fazia prognósticos, principalmente em épocas eleitorais. Liberato também era um grande entendido no Regimento Interno da Câmara Municipal do Recife.

O "decano da Câmara" faleceu aos 97 anos, em sua casa, no dia 13 de janeiro  O corpo foi velado no plenário da Câmara Municipal do Recife, contando com a presença do governador Paulo Câmara, do vice Raul Henry, do prefeito Geraldo Júlio, todos os vereadores do Recife, além de diversos deputados. Liberato teve dez mandatos consecutivos como vereador, sendo o último em 2012. A missa de sétimo dia será nesta quarta-feira, 20, às 19h30, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, localizada na Rua do Payssandu, Boa Vista.

 

Em 19.01.2016, às 10h10.