Wanderson Florencio parabeniza decisão do Sport

O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) apresentou voto de aplauso ao presidente do Sport Club do Recife, João Humberto Martorelli, pela decisão de excluir do quadro de sócio os membros da torcida organizada jovem. De acordo com o requerimento, a ação foi baseada no Estatuto Social do Sport que objetiva zelar pelo bom nome do clube e elevar o seu conceito. Antes de ser votado nesta terça-feira, 08, o requerimento gerou debate no plenário. “Foi o primeiro clube a manifestar solidariedade com a sociedade ao não tolerar a atitude dessas torcidas”, justificou.

O parlamentar ressaltou que se trata de uma torcida violenta que depreda mais de 70 ônibus por jogo, além de paradas, lojas e de provocar acidentes  com torcedores. “O Sport mostra que não aceita e não é cúmplice deste tipo de atitude. Ele prega a paz e a solidariedade, a torcida jovem é apologista da violência, do vandalismo e da desordem”.

Líder do governo na Câmara, Gilberto Alves (PTN) parabenizou o colega e disse que este debate é importante e oportuno. ”Já está no tempo de resgatar o convívio da família na ida ao estádio, de levar crianças e idosos que muitas vezes se sentem impedidos por conta da violência. É preciso encontrar alternativas, soluções e ações em benefício da sociedade”.

Já o vereador Romerinho Jatobá (PR) não concordou com o requerimento. Para ele, todos os problemas que acontecem nos dias de jogos não podem ser creditados apenas às torcidas. “Não podemos transferir responsabilidades. Deveria haver uma fiscalização efetiva da polícia. É preciso punir o CPF e não o CNPJ”, fazendo uma alusão às pessoas e não às torcidas. “Porque também há pessoas do bem dentro das torcidas”.

Compartilhando dessa ideia, Henrique leite (PT) disse que tal atitude, expressa no requerimento, aumenta o ódio. “Devemos ter bom senso, tem muito torcedor que faz parte de torcida e é um cidadão de bem. Quando se toma uma atitude dessa, ao invés de usar da inteligência da segurança e prevenir a violência , não se tem um resultado eficaz”.

Em 08.09.15, às 19h55.