Wanderson Florêncio quer homenagear a música brega

Está em tramitação nas Comissões de Legislação e Justiça e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, da Câmara Municipal do Recife, o projeto de lei nº 351/2017 de autoria do vereador Wanderson Florêncio (PSC), que institui no calendário oficial de eventos do Recife o Dia Municipal da Música Brega, a ser comemorado em 14 de fevereiro.

A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do cantor Reginaldo Rossi, conhecido como o rei do brega. “Proveniente de família humilde, Rossi fez sucesso com suas músicas, eternizando seu nome na música brega brasileira”, ressalta Wanderson Florêncio.

Na justificativa do projeto, o parlamentar explica também que o brega brasileiro teve origem nas baladas românticas dos Estados Unidos. “Porém, sua definição como estética musical tem sido um tanto difícil porque não há um ritmo musical propriamente brega, e sim usado para designar a música romântica popular com exageros dramáticos ou ingenuidade”, destaca o vereador.

Ainda de acordo com Wanderson Florêncio, o “ritmo” foi alvo de discussões por estudiosos e profissionais do meio musical e o termo foi empregado pelas classes média e alta, pelas pessoas de baixo poder aquisitivo das regiões periféricas, frequentadoras de prostíbulos nordestinos com música romântica como trilha sonora. “Supõe-se que o termo derive de Nóbrega, nome da Rua Manuel da Nóbrega, que ficava em uma região de meretrício na cidade de Salvador” conclui o parlamentar.

Em 22.01.18, às 9h32.