Wanderson realiza solene para homenagear mulheres

Dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher, ocorrido esta semana, a Câmara Municipal do Recife promoveu reunião solene, através do vereador Wanderson Florêncio (PSC), para homenagear 39 personalidades femininas que foram selecionadas por ser esse o mesmo número de vereadores da Casa de José Mariano. Elas se destacam na sociedade e vêm fazendo a história da mulher no dia a dia. “Faço questão dessa comemoração para lembrar que a data é histórica, uma celebração internacional de luta pela igualdade de gênero, o respeito às mulheres, e que merece o apoio de todos. o simbolismo que representa essa data não deve passar em branco”. Ressaltou o vereador na abertura da solenidade ocorrida na manhã desta sexta-feira, 10.

O plenário e as galerias da Câmara Municipal ficaram lotados e o clima era de festa. A solenidade, aberta às 10h, durou uma hora e meia, foi presidida pela vereadora Aimée Carvalho (PSB) e a mesa composta pelo deputado estadual, Lucas Ramos; o defensor público geral de Pernambuco, Manoel Jerônimo de Melo Neto; a presidente da Associação Cultural e Assistencial dos Artistas de Pernambuco (Acaape), Telma Andrade; a jornalista Claudia Montes e o ex-vereador do Recife, Romildo Gomes. No seu discurso, o vereador Wanderson Florêncio fez um resumo crítico do 8 de março. “Ao ser instituída pela ONU, essa data não foi só para homenagear as mulheres que morreram queimadas enquanto trabalhavam numa fábrica de tecidos em Nova York, mas para discutir o papel da mulher na sociedade atual. Luta-se para diminuir, e quem sabe, um dia acabar, com o preconceito e a desvalorização da mulher”, afirmou.

 

O vereador lembrou que, no decorrer da história, “já tivemos mulheres magníficas e heroínas, admiradas por causa de sua coragem. Há mulheres profissionais, talentosas, que vêm conquistando seu espaço, sem esquecer as donas de casa, mães cuidadosas, que dedicam seu tempo para a família. Pode-se notar que elas vêm ganhando mais destaque na sociedade. Um dos principais países do mundo, a Alemanha, é governado pela chanceler Ângela Merkel, que foi considerada pela revista Forbes como a personalidade mais poderosa do mundo em 2014. Ver uma mulher vencendo eleições presidenciais já não é tão surpreendente, mas esse índice ainda é baixo. Apenas 10% dos governos mundiais já foram chefiados por mulheres, como aqui no Brasil, na Argentina, no Chile, e em outros países, totalizando 19 nações que já tiveram uma mulher a frente de seu comando”, disse.

 

Wanderson Florêncio prosseguiu em seu discurso dizendo que atualmente, no Brasil, a presidência do Supremo Tribunal Federal, o órgão máximo do Poder Judiciário, é ocupado por uma mulher, a ministra Carmen Lúcia. “Devemos lembrar também de mulheres que conquistaram, por elas mesmas seu espaço através da história em todas as áreas, inclusive na poesia, como: Cecília Meireles, Cora Coralina, Elisa Lucinda, Adélia Prado, entre tantas outras que eternizaram seus pensamentos em lindos poemas. Alguns grandes poetas se renderam ao fascínio e encanto pelas mulheres como o mestre Dominguinhos, quando dizia em seus versos: “É você, meu mundo de paz, eu te quero mais, meu universo é você, sem ti é tudo vazio, é noite de frio de olhar sem me ver”.

 

Também no campo econômico as mulheres vêm ganhando destaque, segundo o vereador. “Nos dias de hoje há um notável crescimento profissional da mulher brasileira, seja por meio do próprio negócio ou de emprego formal, com carteira assinada. Segundo o IBGE, cerca de 40% dos lares brasileiros são comandados por mulheres. O aumento da participação feminina na economia nacional vem corrigindo a desigualdade salarial entre os gêneros. São mulheres solteiras que criaram sua própria independência, mulheres separadas, viúvas e até as mulheres casadas que são chefe de casa por ganhar mais que seus maridos ou até mesmo ser delas a única renda da casa. Hoje, venho aqui homenagear 39 delas, número que representa a quantidade de vereadores na Câmara Municipal do Recife”, afirmou.

 

As homenageadas foram: a psicóloga, presidente do Bloco das Ilusões e voluntária de projetos sociais no Galo da Madrugada, Ana Nery Freire de Meneses;  a artista cultural, Ana Paula do Nascimento Santana;  a gerente de atendimento do Detran-PE, Ana Tresa Aves Vieira;  a cantora que dá continuidade ao legado de Selma do Coco, Aurinha do Coco;  a chefe da unidade de Marketing e Publicidade da Secretaria de Defesa Social, capitã Steice Mavie; jornalista e ambientalista Célia Marques dos Santos; jornalista e publicitária Cynthia Beltrão; comerciante e faz trabalho social com as crianças, Edileuza de Pontes; professora de percussão em escolas públicas e presidente do Maracatomico, Elaine Bezerra Torres. –

 

E ainda: a professora há 57, Elaine Rego;  a jornalista que é coordenação da assessoria de comunicação da Defensoria Pública de Pernambuco, Fátima Freire;  a professora que se dedica a alfabetização de crianças, jovens e adultos, Ida Barbosa Lima Calazans; Janilde Siqueira Silva; a sargento da Polícia Militar, Jeanne Fonseca; cozinheira e professora de culinária, que presta serviços comunitários, Jogilene Maria dos Santos Clemente (Lena);  coordenadora do Prezeis (plano de regularização das zonas especiais de interesse social), Josineide Souza;  delegada da mulher, Judite Cortizo;  a carnavalesca Júlia de Souza Cunha (dona Juju); a cantora Liv Moraes; a secretária executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Jaboatão, Lubania Barbosa dos Santos; administradora de empresa, promove inclusão social de jovens em vulnerabilidade, Marcela Teixeira Toledo.

 

Também a voluntária do Hospital de Câncer, Marcinilze Tenório de Souza; a poeta, escritora, educadora, Margarette Leite Oliveira; a sócia-fundadora da ong Moradia e Cidadania/PE, diretora da associação de moradores do Pina, Boa Viagem e Setúubal, Maria Cristina B. Miranda Henrique; subdefensoria de causas coletivas do núcleo de saúde e da pessoa idosa - defensora pública, Maria Cristina de Araujo Sakaki; a professora e ativista social, Maria das Dores Pires; a síndica do condomínio residencial Boa Viagem, Maria de Lourdes Pereira de Melo; a gerente de Recursos Humanos do Detran-PE, Maria Francisca de Holanda Cavalcanti Ferreira Gomes ; empresária Maria Gomes de Moura Lima; superintendente da secretaria de Educação do Jboatão dos Guararapes, Maria Jacinta Nascimento Silva; a presidente do sindicato de saúde bucal, Micheline Lopes Lobo; coordenadora do programa turismo acessível, Mosana Cavalcanti; artesã Patricia Mayol; professora Regina Célia A. S. Barbosa; a supervisora da Agência Estadual de Tecnologia da Informação, a ATI; a psicóloga e coordenadora do Coletivo Mães pela Diversidade, Regina Guimarães; a ativista que realiza trabalho social com crianças em Roda de Fogo, Silvania Virginia de Souza; presidente da sociedade dos forrozeiros, Tereza Cristina da Cunha Accioly; a coordenadora de Centro de Internação Provisória da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), Zélia Maria de Mesquita Barbosa –

 

A coordenadora do programa Turismo Acessível Pernambuco Sem barreiras, da Secretaria de Turismo de Pernmambuco, e idealizadora do Projeto Praia sem Barreiras, Mosana Cavalcanto, falou em nome de todas as mulheres homenageadas. Ela lembrou que a sociedade machista é mais uma barreira para ser vencida pelas mulheres e que, cada uma, com sua luta específica, está buscando conquistar e manter a cidadania. “Nós queremos uma cidade segura para todas, buscamos uma vida digna, com qualidade”, afirmou. A dupla Roberta Barros e Magno Baiano cantaram diversas músicas que remetem ao tema mulher. O vereador Wanderson Florêncio entregou uma rosa e um diploma a cada uma das homenageadas. Houve, ainda, a apresentação do grupo Maracatonio.

 

Em 10.03.2017, às 12h15.