Partes dos bairros da Boa Vista, Santo Antônio e São José poderão ser incorporados ao Programa de Incentivo ao Porto Digital, criando uma Zona Preferencial de Expansão formada por toda a extensão da Avenida Conde da Boa Vista. O projeto de lei do Executivo altera a legislação que instituiu o programa mediante a concessão de benefícios fiscais aos estabelecimentos, contribuintes do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza. Tramitando em regime de urgência na Câmara, a proposta recebeu nesta segunda-feira, 21, parecer favorável da Comissão de Legislação e Justiça.
Após uma visita à Câmara Municipal de um grupo de alunos da Escola Municipal Luiz Lua Gonzaga, do bairro Bomba do Hemetério, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) discutiu nesta segunda-feira (21) três requerimentos apresentados por ela e que foram baseados em sugestões dos estudantes. “Gostaria de compartilhar a autoria com os alunos do quinto ano da escola”, disse a parlamentar. Os textos foram aprovados pelos vereadores.
O vereador Luiz Eustáquio (PT) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (21) para convidar parlamentares e sociedade civil para participar de uma reunião pública sobre acessibilidade que será realizada no dia 29 de setembro no plenarinho da Câmara.
Em um pronunciamento motivado pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta segunda-feira (21), a vereadora Isabella de Roldão (PDT) expôs os problemas de acessibilidade enfrentados pelo Recife em diversos setores. “A gente relembra aqui algumas questões de acesso que já foram alvos de denúncias. A quantidade de ônibus com os elevadores quebrados é impressionante”, afirmou.
Os 100 anos de fundação da Editora Paulinas foram abordados pelo vereador Eurico Freire (PV), na tarde desta segunda-feira, 21. Ele destacou a importância do sacerdote italiano Tiago Alberione que criou a Editora. “É sempre necessário lembrar que em 1914 tinha início a Primeira Guerra Mundial e os tempos eram extremamente difíceis. Isto faz com que reflitamos sobre a necessidade de encararmos as dificuldades atuais procurando alternativas”.
O vereador Osmar Ricardo (PT) repercutiu nesta segunda-feira, 21, a notícia veiculada na imprensa pernambucana sobre os problemas na saúde que teriam motivado o pedido de demissão de 21 médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá.
Durante a reunião plenária desta segunda-feira, 21, o vereador Jurandir Liberal (PT) repercutiu o congresso do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, realizado neste último final de semana em Fortaleza. O parlamentar disse que esteve no evento com debates sobre água, energia e novas tecnologias e participou ainda de uma palestra com o ex-ministro Ciro Gomes, diretor da subsidiária da Companhia Siderúrgica Nacional responsável pela construção da Transnordestina.
Para um grupo de 14 alunos do quinto ano da Escola Municipal Luiz Lua Gonzaga, da Bomba do Hemetério, a lição desta segunda-feira (21) foi sobre cidadania – e a sala de aula, a Câmara Municipal do Recife. Por iniciativa da vereadora Isabella de Roldão (PDT), os estudantes visitaram a Casa de José Mariano e puderam assistir à votação de três requerimentos sugeridos por eles e apresentados pela parlamentar.
O vereador Felipe Francismar (PSB) destacou as obras realizadas pela Prefeitura para contenção de barreiras na Rua Ida, na comunidade do Buriti, zona Norte do Recife. Na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira, 21, ele afirmou que visitou a área. “Estive no local e pude comprovar que, a partir de agora, cerca de 20 famílias terão tranquilidade para dormir. O prefeito tem noção dos graves problemas da cidade, mas a Prefeitura está lutando para modificar o quadro de dificuldades deixado pela gestão anterior”.
Uma moção de desagravo em favor de Michel Zaidan Filho gerou debate e dividiu opiniões na reunião plenária desta segunda-feira, 21. O motivo do requerimento da vereadora Marília Arraes (PSB) foi o processo judicial aberto pelo governador de Pernambuco contra o cientista político e professor da UFPE. Segundo a parlamentar, ele estaria sofrendo retaliações por publicar artigos e crônicas jornalísticas questionando aspectos do governo e debatendo denúncias recentes de irregularidades na administração estadual. “Estamos fazendo uma crítica política que o nosso mandato permite que seja feita em relação a essas condutas. Vivemos em um Estado onde artigos geram perseguição e a gente tem que dar liberdade aos cientistas políticos e estudiosos que avaliam a situação de Pernambuco”.