O vereador Wilton Brito (PP), na tarde desta terça-feira, 20, homenageou o empresário Petrus Mendonça com a entrega da Medalha do Mérito José Mariano. Ele é sócio da Imobiliária Arrecifes, fundada pelo pai, e começou a trabalhar profissionalmente aos 16 anos. Formado em Direito, tornou-se especialista em Direito Imobiliário pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Empenhado também na carreira acadêmica, é professor de Direito e Legislação Imobiliária e Operações Imobiliárias, no curso de Gestão Imobiliária, na Faculdade de Administração de Pernambuco (FCAP-UPE).
Durante a reunião ordinária desta terça-feira, 20, a vereadora Michele Collins (PP) antecipou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no país em 21 de setembro. Ela lembrou que a data foi idealizada desde 1982 através das discussões de entidades que atuam na área, mas só se tornou lei federal no ano de 2005. “O mês foi escolhido por conta da proximidade com a primavera e com o Dia da Árvore, como forma de representação do surgimento das manifestações em prol da cidadania plena para essas pessoas”. Na tribuna da Casa, a parlamentar destacou ainda que é autora de seis leis municipais que buscam a igualdade de condições para todos.
Com o aumento da violência no estado, o vereador Eurico Freire (Rede) procurou o Comando da Polícia Militar de Pernambuco para buscar medidas de apoio para a população. Na reunião plenária desta terça-feira, 20, o vereador falou sobre os encontros. “Já fizemos algumas reuniões nos bairros da Imbiribeira, Ipsep e Iputinga. Quero fazer um registro do quanto o Comando nos atende com toda a atenção e colocando-se à disposição para discutir a melhor forma de atuar nessas áreas. Vimos que existem iniciativas da polícia com a comunidade que criaram alternativas de comunicação, com alguns sucessos”.
Na reunião ordinária desta terça-feira, 20, os parlamentares da Casa de José Mariano abordaram casos de violência urbana ocorridos na cidade. A vereadora Isabella de Roldão (PDT) ocupou a tribuna e chamou a atenção para os assaltos a ônibus e a vulnerabilidade das mulheres frente a este problema. “As pessoas não sabem o que fazer quando a violência transpassa os bairros. As usuárias do transporte coletivo não estão isentas do assalto, tanto na periferia quanto em bairros nobres”.
Durante boa parte da reunião ordinária desta terça-feira,20, a violência urbana foi tema dos discursos de vários parlamentares, e o assunto foi retomado durante o grande expediente. O vereador André Régis (PSDB) fez questão de enaltecer e sugerir a atuação das Forças Armadas no reforço à segurança da capital pernambucana.
O vereador Osmar Ricardo (PT) está preocupado com a violência em Pernambuco. Durante a reunião plenária desta terça-feira, 20, ele disse que houve um aumento no número de assaltos e homicídios. “A violência não ocorre só na área nobre. Ela está em todas as áreas das cidades. Os assaltos existem e os homicídios cresceram no nosso estado. Esse é um debate que sempre tivemos nesta Casa”.
A segurança pública foi o tema do discurso do vereador André Régis na reunião plenária desta terça-feira, 20. O parlamentar disse que foi procurado por moradores que relataram o aumento de assaltos em alguns bairros da cidade. “Trago aqui a preocupação de moradores do entorno do Colégio Santa Maria, em Boa Viagem, que todos os dias são vítimas de assalto à mão armada e até de sequestros. Também, a preocupação das mães que estão com medo de levar os filhos à escola com medo de que algo grave aconteça à sua integridade física e ao seu bem mais precioso, o filho e a filha”. De acordo com o parlamentar, também ocorrem atos de violência nas ruas Maria Carolina, Ministro Nelson Rodrigues e Tenente João Cícero, todos em Boa Viagem.
Empresário no ramo de imóveis, Nicola Pedulla Júnior possui dupla cidadania -brasileira e italiana- e além de suas atividades comerciais, possui um valioso trabalho voltado às crianças da Imbiribeira. E em reconhecimento a estas ações, o vereador Wilton Brito (PP) concedeu a Nicolla Pedulla a Medalha do Mérito José Mariano, na tarde desta segunda-feira,19.
A recente polêmica sobre as orientações dadas pela Polícia Militar às mulheres pernambucanas para evitarem ser vítimas de estupro, repercutiram na Casa de José Mariano. A vereadora Isabella de Roldão (PDT) criticou severamente as dicas de segurança, na manhã desta segunda-feira, 19, afirmando que “há um inversão dos fatos, a culpabilidade da vítima”, destacando se “assustar ao acharem que a mulher deva sair com pessoas de sua confiança para que esteja segura e evitar o uso de bebida alcoólica”.
O próximo prefeito precisa encaminhar para a Câmara Municipal do Recife uma proposta que modifique a lei municipal 18.176, de 28 de outubro de 2015, que trata da operação, administração ou uso de software aplicativo destinado à oferta, contratação ou intermediação de serviço individual de transporte de passageiro. Quem fez o alerta foi o vereador André Régis (PSDB) durante reunião ordinária desta segunda-feira, 19. “Essa lei restringe, de forma indireta, a atuação de serviços como o da Uber ou de qualquer outra empresa, que venha a trabalhar com a mesma sistemática. Consequentemente, ela beneficia os táxis, pois só permite que o serviço seja prestado apenas por motoristas e veículos com cadastros e autorizações vigentes junto a Prefeitura do Recife”, disse.