Notícias

Uma matéria publicada no Jornal do Commercio sobre a estrutura da gestão municipal foi lembrada hoje, 31, pela vereadora Isabella de Roldão (PDT). “Venho repercutir o que já é sabido e o que os jornais noticiaram numa matéria onde diz que o Recife é a capital que tem o maior número de secretarias. Temos 24 e isso já foi denunciado. É um assunto que interessa a Guarda Municipal, as eleições para conselho tutelar e os chamados “amarelinhos” do trânsito”, disse.

Os desdobramentos da audiência pública que tratou do funcionamento dos conselhos tutelares do Recife e a eleição para escolha de novos conselheiros, marcada para quatro de outubro, foram os assuntos levados pelo vereador Osmar Ricardo (PT), hoje (31). “Estiveram presentes vários parlamentares e existe uma grande preocupação em relação a denúncias de vários tipos. Foi uma audiência positiva, onde mais de 20 pessoas expuseram suas opiniões. Conseguimos de forma democrática ouvir todo mundo”.

O vereador Eurico Freire (PV) subiu ao plenário da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (31) para convidar membros da Câmara e da sociedade civil para uma audiência pública sobre os manguezais do Recife. O evento acontecerá na terça-feira (1), às 9h, no Plenarinho da Câmara Municipal.

O funcionamento dos conselhos tutelares do Recife e a eleição para escolha de novos conselheiros, marcadas para quatro de outubro, foram temas de audiência pública realizada pelo vereador Osmar Ricardo na manhã desta segunda-feira, 31, no plenarinho da Câmara Municipal. “Lutamos pela garantia da realização das eleições, dentro de um processo limpo, transparente e democrático”, defendeu o vereador, lamentando que há denúncias de fraude no processo eleitoral e de manobras para evitar a realização dele, uma vez que há questionamentos sobre o edital de convocação do pleito. Ao todo, há 133 candidatos a conselheiros tutelares, que concorrem a 40 vagas, em oito conselhos.

Quem poderia imaginar que um garoto nascido no Distrito de Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho viria a ser o Arcebispo de Olinda e Recife, mas chegou. Desde cedo se entregou aos ensinamentos de Cristo ordenando-se beneditino. Pois bem. Ele é o oitavo Arcebispo Metropolitano e o trigésimo segundo Bispo a ocupar o cargo. Ontem ele recebeu na Câmara do Recife a Medalha do Mérito José Mariano proposta pelo vereador Aerto Luna (PRP). Dom Fernando Saburido agradeceu a maior comenda da Casa com vigoroso discurso político exortando a população a cobrar e fiscalizar obras inacabadas, corrupção e desmandos. Citou e Encíclica Papal Laudato Si criticando o desperdício ambiental, o capitalismo desenfreado. Aos políticos disse que o povo está cada dia mais atento e não perdoa mais desvios de conduta.

Em operação na Câmara Municipal do Recife desde 2004, o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) é motivo de elogios por parte do diretor de informática da Casa, Ricardo Ferraz. “Com a implantação do SAPL, a gente conseguiu dar mais transparência ao trabalho dos vereadores. A gente ganhou agilidade, eficiência e também reduziu custos”, comentou.

A vereadora Michele Collins realizou reunião solene nesta quinta-feira, 27, para comemorar os 190 anos de fundação da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), ocorrido no dia 11 de junho, além da passagem do Dia do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), instituído no dia 29 de agosto. O plenário e as galerias da Câmara Municipal do Recife ficaram lotados por oficiais da instituição, educadores, missionários e alunos de escolas atendidas pelo Proerd. O programa foi iniciado há 20 anos no Brasil e existe há 15 em Pernambuco. A data comemorativa no calendário de eventos do Recife foi criada pela lei 17.888/2013, de autoria da vereadora.

“Temos finais de semana em que chegamos a ter 19, 20 homicídios. E a cada dia que passa não existe mais sensação de insegurança, existe violência de fato”. Com essas palavras, o vereador Henrique Leite (PT) abriu nesta quarta-feira (26) uma discussão na Câmara a respeito da escalada da violência no Recife.

Os choques elétricos que penalizam a população nem sempre são culpa de apenas uma concessionária de serviços. Eurico Freire (PV) argumentou que recai sobre a concessionária d e energia a responsabilidade, quando outras empresas também utilizam fios nos postes da rede pública. “O desordenamento da fiação é responsabilidade de todas as empresas prestadoras de serviços. Esta Câmara Municipal tem a obrigação de trabalhar pelo ordenamento da fiação”.

O vereador André Régis (PSDB) denunciou a demissão de terceirizados do setor de limpeza das escolas da rede pública municipal. Segundo ele apurou, cerca de 50% desses funcionários serão demitidos, aumentando a precariedade da limpeza nas escolas. “Vou elaborar pedido de informação ao secretário de Educação municipal para que seja explicada a razão dessa diminuição. Não é compreensível demitir terceirizados quando estão sendo contratados mais comissionados”.