Notícias

O presidente da Câmara Municipal, Jurandir Liberal (PT), e o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Carlos Gueiros (PTB), receberam no início da tarde desta quarta-feira (28) representantes da guarda municipal do Recife. Eles vieram discutir questões referentes ao Plano de Cargos Carreiras e Vencimento (PCCV) da categoria. Os parlamentares conversaram com o grupo e lembraram que está marcada uma reunião, logo mais, às 16h, entre a secretaria Municipal de Administração, entidades representativas da guarda e o vereador Osmar Ricardo (PT), que também é presidente do Sindicato dos Servidores Municipais do Recife.

Os problemas na qualidade do sinal oferecido pelas operadoras de celular foram tema de uma reunião realizada hoje, 28, pela CPI da telefonia móvel da Câmara. Presidida pelo vereador Sérgio Magalhães (PSD), a comissão, instalada no final do ano passado, apresentou as principais queixas da população da cidade e pediu explicações aos representantes das empresas. “Como sabemos que elas compartilham as antenas para transmissão do sinal, achamos melhor ouvi-las de uma só vez”, justificou o parlamentar.

Os próximos prefeitos do Recife poderão ser obrigados a transformar o programa de governo apresentado na campanha eleitoral em Programa de Metas a ser cumprido e avaliado periodicamente durante a gestão. A proposta de emenda à Lei Orgânica do Recife é uma iniciativa da vereadora Priscila Krause (DEM) e seria votada na tarde desta terça-feira, 27, mas como recebeu duas emendas em plenário, retornou às comissões.

Foi encaminhado à Comissão Especial de Mobilidade da Câmara o projeto de lei do vereador Maré Malta (PSD) que estabelece a obrigatoriedade de faixa acesso e reserva de espaço para o tráfego de motocicletas nas vias públicas de grande circulação do Recife. A proposta que deveria ter sido votada na tarde desta terça-feira, 27, gerou debate no plenário e acabou sendo retirada de pauta pelo próprio autor depois do apelo de vários vereadores para ampliar a discussão.

A vereadora Vera Lopes (PPS) foi à tribuna da Câmara na tarde desta terça-feira, 27, defender a população da comunidade de Deus nos Acuda, em Boa Viagem que segundo ela, após ter sido contemplada com habitações do Minha Casa Minha Vida ainda continua sofrendo. “Eles receberam uma casinha com quarto e uma sala onde vivem até quatro famílias em alguns casos. O piso está afundando, não tem água e também não teve assistentes sociais para orientar essas famílias”, enfatizou.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) abriu o pequeno expediente da tarde desta terça-feira, 27, ressaltando o êxito do projeto Governo Presente implantado pelo Governo do Estado no bairro de Santo Amaro. “Meu objetivo é solicitar e fazer um apelo ao governador para que esse projeto não seja só em alguns bairros. Temos muitas áreas carentes e necessitando da implantação dessa ação tão importante”, disse.

A remuneração dos cerca de 30 mil servidores da Prefeitura do Recife e a criação do plano de cargos dos auditores do Tesouro Municipal, previstas no projeto de lei do Executivo número 02/2012, foram o tema da reunião pública especial que a Comissão de Finanças e Orçamento realizou na manhã desta terça-feira, 27. O plenarinho da Câmara Municipal do Recife ficou lotado com servidores das diversas categorias que acompanharam os debates envolvendo cinco secretários municipais – Finanças, Petrônio Magalhães; Assuntos Jurídicos, Virgínia Pimentel; de Administração, Dácio Rossiter; de Coordenação Política de Governo, Henrique Leite e de Realações do Trabalho, Paulo Ubiratan – além de 15 vereadores.

O plenário da Câmara do Recife aprovou na tarde desta segunda-feira 26, por 19 votos, o projeto do vereador Maré Malta (PSD) que determina a colocação de placas de advertência sobre o uso inadequado de anabolizantes, que podem ser fatais. As Comissões de Finanças e Orçamento e de Legislação e Justiça haviam opinado contrariamente ao projeto, mas os parlamentares atenderam aos argumentos do autor da proposta e rejeitaram os pareceres das Comissões, aprovando o texto.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife convocou para amanhã às 10 horas no plenarinho da Casa uma audiência pública com servidores e secretários da administração municipal para discutir a mensagem enviada semana passada pelo Executivo sobre o aumento e o plano de cargos carreira e salários de algumas categorias, como auditores.

Na tarde de hoje, 26, a vereadora Aline Mariano (PSDB) criticou as caravanas do Orçamento Participativo que segundo ela, têm se prestado a aplaudir a gestão do prefeito João da Costa com outras finalidades. “Eu já alertei várias vezes que esses delegados servem para fazer plateia. Eles estão lá fazendo palanque para o prefeito e alguns, inclusive, foram flagrados em ônibus da própria prefeitura”, enfatizou.