O presidente da câmara, Jurandir Liberal (PT), único engenheiro entre os vereadores do recife, há onze anos consecutivos, presta homenagem ao dia do engenheiro e do arquiteto com a realização de reunião solene ontem na câmara do recife. Este ano, o parlamentar homenageou o engenheiro Camilo Brito que faleceu em novembro de 2010. “Camilo Brito foi presidente do clube de engenharia, vice-presidente do CREA-PE, diretor do sindicato da construção civil. além de um excelente amigo, era um profissional brilhante que faz muita falta neste momento de grande crescimento econômico”.
Criada no mês passado para esclarecer violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, a Comissão Nacional da Verdade foi tema de uma audiência pública no plenarinho da Câmara do Recife, na manhã desta quarta-feira, 07. O encontro foi promovido pela vereadora Aline Mariano (PSDB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, e contou com a participação do Coordenador Geral do projeto Direito à Memória e à Verdade da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Gilney Amorim.
Na tarde desta quarta-feira, 7, o vereador Estefano Menudo (PSB) destacou na tribuna da Câmara, os 63 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos a ser comemorado no próximo dia 10 de dezembro. “É um dos documentos básicos das Nações Unidas que estão enumerados todos os direitos que os seres humanos possuem. O referido foi adotado pela ONU em 1948”, enfatizou
Está marcada para a próxima segunda-feira, 12, uma reunião conjunta das comissões de Finanças e o Orçamento e de Legislação e Justiça com representantes da Prefeitura do Recife para esclarecer dúvidas sobre os projetos de lei de origem do Executivo que chegaram no final do mês passado à Câmara Municipal do Recife, alguns em regime de urgência. Entre as matérias, a mais polêmica é que trata de planos de cargos e salários dos servidores da Saúde. Pelo Regimento Interno, os projetos têm 45 dias para tramitação, mas a expectativa é de que a grande parte seja avaliada e votada antes do início do recesso parlamentar, que começa no dia 29 deste mês.
A profissão de fonoaudiólogo foi regulamentada no Brasil no dia nove de dezembro de 1981. Para lembrar os 30 anos da publicação da Lei 6.965, que reconheceu oficialmente a atuação da categoria, o vereador Luiz Eustáquio (PT) promoveu uma sessão solene na manhã desta quarta-feira (7) no plenário da Câmara. Em seu discurso o parlamentar ressaltou que esta é uma ciência que ajuda muitas pessoas. “Mesmo depois do reconhecimento da profissão, os fonoaudiólogos ainda lutam pela ampliação do mercado de trabalho”, afirmou.
Na tarde desta terça-feira, 6, o vereador Estefano Menudo (PSB) lembrou de uma visita às obras da cidade realizada na semana passada, juntamente com uma comitiva da prefeitura e o prefeito João da Costa. Na oportunidade eles foram acompanhar o andamento da construção da Academia das Cidades na Vila Cardeal, em Areias, do Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) e do canal do Iraque, na Estância. “Aproveitei e convidei todos para conhecer as obras da Praça do ABC, na Mustardinha”, disse.
O vereador Inácio Neto (PSB) foi a tribuna da Câmara na tarde desta terça-feira, 6, demonstrar sua indignação com as empresas operadoras de planos de saúde, que segundo ele, estão explorando os médicos. “Elas cobram uma mensalidade alta aos clientes e muitas vezes pagam um valor irrisório à classe”, criticou.
Na tarde desta terça-feira, 6, o vereador Almir Fernando (PCdoB) parabenizou na tribuna da Câmara, o Governo do Estado pela inauguração da terceira etapa do Sistema Pirapama, no município do Cabo de Santo Agostinho. O parlamentar destacou ainda a melhoria que essa obra está trazendo na questão do abastecimento de água no Recife e na Região Metropolitana.
O projeto d elei da vereadora Marília Arraes (PSB) propondo o fechamento de bares e similares aos domingos às 22 horas no Recife para diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, na tentativa de coibir a violência, recebeu na tarde desta terça-feira na Câmara uma emenda do vereador Jurandir Liberal (PT), alterando o horário de fechamento para a meia noite do domingo. Com isso, o projeto voltou para as comissões temáticas onde deverá ser analisado de novo e só então voltar ao plenário para votação. De acordo com uma pesquisa realizada pela Secretaria de Defesa Social do Estado, 10% das mortes violentas acontecem no domingo à noite. Chegam a três vezes mais que a média registrada nos dias de semana.
O vereador Inácio Neto (PSB) disse ontem na Câmara do Recife que estava feliz em ser integrante do Partido Social Brasileiro porque ele sabe o que quer e para onde quer ir. Segundo ele, o décimo segundo Congresso Nacional do Partido reconduziu o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ao cargo de presidente nacional da sigla. O parlamentar aproveitou a oportunidade para enaltecer os “altos índices de aprovação do governador que para ele só não tem 100% porque muita gente às vezes não entende a pergunta da pesquisa”.