Notícias

A Câmara do Recife rejeitou, nesta terça-feira (19), um requerimento da vereadora Dani Portela (PSOL) que solicita à Prefeitura a retirada de um busto do marechal Castello Branco, localizado na ponte de mesmo nome, no bairro da Caxangá. O pedido foi criticado na tribuna da Casa pelo vereador Renato Antunes (PSC). Autor de uma proposta que tem como objetivo tornar necessária a autorização legislativa para realizar alterações em monumentos históricos, ele sugeriu que fosse apresentado um projeto de lei para que o tema fosse discutido de forma ampla com a sociedade.

A construção de uma ponte entre a Avenida Tapajós, em Areias, e a Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, foi anunciada pelo vereador Chico Kiko (PP), na reunião plenária híbrida, realizada na manhã terça-feira (19), pela Câmara Municipal do Recife. “Essa ponte, a ser construída nos próximos meses, será uma importante via para melhorar o trânsito não só da Zona Oeste como também da Zona Sul do Recife. Vai impactar as duas regiões e faz parte de projetos que beneficiam o presente e o futuro do Recife”, disse ele.

Na reunião plenária híbrida, realizada na manhã terça-feira (19), pela Câmara Municipal do Recife, a vereadora Michele Collins (PP) debateu o requerimento número 3837/2022, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL) e pediu aos parlamentares que rejeitassem a proposta. O requerimento, que terminou sendo rejeitado pelo plenário, dirigia indicação ao prefeito do Recife, João Campos, para que suspendesse o edital de chamamento público número 001/2022 da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDSDHJPD), publicado no Diário Oficial do dia 26 de março de 2022.

A vereadora Dani Portela (PSOL) denunciou que a Prefeitura do Recife reduziu despesas de áreas como a segurança pública municipal, assistência ao idoso e habitação urbana em 2021, que coincide com o segundo ano da pandemia de covid-19. Dizendo que usava dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE), ela afirmou, durante a reunião plenária híbrida, realizada na manhã terça-feira (19), pela Câmara Municipal do Recife, que já fez o pedido de explicações oficiais sobre esse corte de despesas.

A situação do mercado público do bairro de Santo Amaro foi alvo de um estudo do mandato do vereador Osmar Ricardo (PT), que subiu à tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (19) para tratar do assunto. De acordo com o parlamentar, o equipamento está em situação de “abandono”. Ele elaborou um documento sobre o equipamento apresentado à Comissão Executiva e à Comissão Especial para Acompanhar a Gestão dos Mercados Públicos do Recife, instalada na última segunda-feira (19).

Sobre o requerimento nº 3582/2022, de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL), para que seja determinada a remoção do busto do ex-presidente do Brasil, Humberto Castello Branco, do canteiro central da Ponte Castello Branco, na avenida Caxangá, bairro da Várzea, a vereadora Liana Cirne (PT) defendeu a proposição e assegurou que o marechal foi um ditador. “E torturadores não podem ser exaltados”, ressaltou. A parlamentar defendeu a proposição que acabou sendo rejeitada pela maioria. Em outro momento da reunião, ela ocupou a tribuna para ressaltar seu apoio ao projeto de lei que sugere o nome do parque que será construído no Cais José Estelita.

A vereadora Liana Cirne (PT) disse, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, desta terça-feira (19), que a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) retira todos os finais de semana 24 toneladas de lixo das praias e sugeriu legislações municipais direcionadas ao lixo do mar e de resíduos sólidos. “O Plano Estadual de Combate ao Lixo no Mar disse que esse lixo encontrado nas nossas praias chega pelos canais. E o nome correto não é canal. São rios, originariamente de água limpa e saudável”.

Localizada no Pátio de Santa Cruz, a escultura do cantor Reginaldo Rossi foi depredada e o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) sugeriu, por meio de projeto de lei de sua iniciativa, o videomonitoramento nos monumentos da capital pernambucana. Além deste assunto, durante a reunião plenária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (19), o parlamentar destacou um outro projeto de lei que trata do circuito da poesia, além de dois requerimentos, sobre show da Banda Nação Zumbi, no Ciclo Junino, e a desobrigação de máscaras em ambientes fechados.

O suplente de vereador Marcos di Bria Júnior (PSB) assumiu o cargo de parlamentar do Recife nesta terça-feira (19), durante a reunião plenária da Casa de José Mariano. Ele ocupa a vaga temporariamente aberta pelo vereador Davi Muniz (PSB), que se licenciou no dia 13 de abril para cumprir tratamento de saúde pelo período de 121 dias. A posse do novo vereador foi declarada pelo presidente em exercício da Câmara Municipal, o vereador Hélio Guabiraba (PSB).

A mais alta comenda do Poder Legislativo Municipal do Recife, a Medalha de Mérito José Mariano, foi concedida ao coronel da Polícia Militar de Pernambuco, Paulo Fernando Andrade Matos, na tarde desta segunda-feira (18). A iniciativa partiu da vereadora Michele Collins (PP) que destacou a atuação do homenageado em mais de 30 anos de serviços prestados à corporação. A solenidade, no plenário da Casa de José Mariano, foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PSB), sendo prestigiada por familiares, amigos militares e parlamentares.