Pretas Juntas assume mandato na Câmara do Recife

Dentre os três suplentes que tomaram posse na reunião solene que marcou a instalação da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura na Câmara do Recife, na manhã desta quarta-feira (1º), a primeira a se dirigir à tribuna da Casa foi a vereadora Elaine Cristina, representando o Coletivo Pretas Juntas (PSOL). “Hoje é um dia histórico para o povo recifense, para as mulheres negras, mães, jovens e todos os grupos que tiveram seus direitos de participação política negados ao longo da história", afirmou. Ela assumiu a vaga de Dani Portela (PSOL), que foi eleita deputada estadual em 2022.

O Coletivo é composto por Elaine Cristina, que assumiu o nome parlamentar Pretas Juntas, e Débora Aguiar. Ambas fazem parte de um projeto político constituído, em sua maioria, por mulheres mães, negras e moradoras de favelas.

A vereadora Pretas Juntas enfatizou que os trabalhos serão conjuntos. "Pela primeira vez, a Casa de José Mariano vai receber uma mandata coletiva, um jeito nosso de compartilhar poder. Hoje, essa mandata coletiva chega aqui formada por mim, Elaine Cristina, nascida e criada em Roda de Fogo, mãe de Pedro, uma criança atípica e meu filho amado. Foi com ele que aprendi sobre a necessidade de lutar, por um sistema de saúde melhor, por uma educação inclusiva, por mais direitos para Pedro e tantas mães e crianças atípicas de nossa cidade”.

Ela enfatizou o papel de Débora Aguiar. Minha co-vereadora, Débora Aguiar, também faz parte dessa mandata: mais uma mulher negra jovem, LGBT, periférica, mãe de duas meninas, sendo uma delas, Nina, também uma criança atípica. Débora atua há mais de oito anos como defensora de direitos humanos, é educadora popular e amiga fiel do povo". Também citou diversos agradecimentos no plenário. "Gostaríamos de agradecer às que vieram antes de nós e tornaram possível estarmos aqui hoje. Nós somos o legado de Marielle Franco, que não será interrompido, Marielle Presente! Um agradecimento especial e caloroso a todas as pessoas que nos apoiaram, nossas eleitoras e eleitores que foram às urnas e depositaram seus desejos de esperança por uma nova estética política, uma política com a nossa cara, nosso jeito”.

A mais nova parlamentar do Recife citou que seguirá no compromisso de defesa intransigente da democracia e da ampliação de direitos, em especial direitos das mulheres, crianças, jovens, população LGBTQIAP+, população com deficiência, população negra e indígena, e o povo das periferias. “E por acreditar na democracia, temos o compromisso de trabalhar respeitando a todas e todos que fazem parte de nosso dia a dia, respeito ao trabalho de cada vereadora e vereador desta Casa, assim como as suas posições políticas, porque acreditamos que é na diversidade de pensamentos que construímos democracia”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 01.02.2023