Na manhã desta segunda-feira (3), o vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária, para citar os trabalhos realizados no primeiro semestre pela Comissão de Segurança Cidadã, a qual ele é o presidente, e elogiar ações da Prefeitura beneficiando campos de futebol de várzea.
07
A vereadora Aline Mariano (PP) deu destaque ao requerimento nº 7476/2023, de sua autoria, dirigindo indicação à Prefeitura no sentido de realizar a revitalização do Parque 13 de maio, localizado no bairro de Santo Amaro. “Faz-se de extrema importância que haja uma revitalização desse espaço no coração da cidade, para que mais pessoas possam usufruir dele. Além disso, temos legislação federal que proíbe animais enjaulados em parques e praças, como também nós temos uma legislação estadual e um projeto tramitando na Câmara do Recife para que tenhamos, também, uma legislação municipal”. A proposição foi aprovada.
As visitas da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania ao restaurante popular Josué de Castro, e ao abrigo noturno Irmã Dulce dos Pobres, ambos localizados no Centro do Recife, foram repercutidas pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) durante a reunião plenária da Câmara dos Vereadores desta segunda-feira (3). Segundo ele, que é o presidente do colegiado, os equipamentos fazem parte da política de segurança alimentar e nutricional e da política de assistência social da cidade, que integram o programa Recife Acolhe. “Esses serviços são feitos com bastante maestria e tocados com recurso do município, o que é de muita alegria para todos nós, pois estamos vendo a política pública acontecer”, disse.
Ao repercutir o encerramento do Ciclo Junino do Recife com a festa realizada em um dos 13 polos da cidade, na Vila Tamandaré, em Areias, Zona Oeste, no fim de semana, o vereador Chico Kiko (PP) destacou o anúncio feito pelo prefeito João Campos (PSB), sobre a licitação da construção da nova ponte que vai ligar o bairro à Imbiribeira. Segundo o parlamentar, o gestor está atendendo a uma demanda que os moradores cobram há mais de 50 anos.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (3), o vereador Ronaldo Lopes (PSC) reafirmou o seu posicionamento em relação à Defesa Civil da cidade. Ele fez questão de falar da importância do trabalho das equipes no município, sobretudo nas áreas de morro da cidade. A situação encontrada em locais de risco são assuntos recorrentes nos discursos do parlamentar.
O vereador Ronaldo Lopes (PSC) repercutiu encontro realizado no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (3). O assunto, segundo o parlamentar, foi a desmobilização dos atendimentos noturnos das Upinhas 24 horas.
Uma obra que vai beneficiar a comunidade do Alto do Carroceiro, no bairro de Passarinho, foi o tema de um discurso proferido pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB) na tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (3). Durante a reunião plenária, o parlamentar afirmou que, a partir desta semana, a Prefeitura deve dar início à pavimentação da rua Arnulfo Falcão, localizada no bairro.
Há cerca de três semanas, visitando comunidades ameaçadas pelas barreiras no período chuvoso, a vereadora Liana Cirne (PT) esteve na casa de Bárbara, moradora do Vasco da Gama, na Zona Norte. Havia a possibilidade de o muro cair e matar a família, que incluía três crianças. Foi sugerido à mulher que tirasse os poucos utensílios e impedisse as crianças de brincar no local, enquanto ela foi incluída no Projeto Parceria. A ação foi fundamental: nas chuvas da semana passada, a barreira caiu, e por sorte não houve vítimas. Utilizando esse exemplo como alerta para outras comunidades, a vereadora fez um apelo à Prefeitura do Recife para que a comunidade da Vila do Sesi, no Ibura de Baixo, seja prioridade e receba obras de emergência a fim de se se evitar tragédias na atual quadra chuvosa.
O vereador Samuel Salazar (MDB) destacou os festejos juninos realizados no Recife, sob o patrocínio da Prefeitura Municipal, e disse que o ciclo que terminou no final de semana passado foi um sucesso. “O prefeito comandou uma programação com artistas locais e realizou uma festa descentralizada. O resultado foi um grande sucesso nos polos dos bairros, mas também no Sítio Trindade e no Recife Antigo, que contou com o Novo Arraial pela primeira vez este ano”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (3).
Ao discutir e aprovar um conjunto de 20 requerimentos na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (3), o vereador Ronaldo Lopes (PSC) lembrou que está no cargo há seis meses e que durante esse período tem “andado pelas ruas, fazendo a fiscalização, e trazendo as reivindicações da população” para o poder público. Ele disse que não sabe “se é coincidência ou competência do meu mandato, de ouvir a população, mas as obras que as pessoas tanto esperam finalmente têm saído do papel”.
Apesar de comemorar o êxito dos festejos juninos realizados este ano pela Prefeitura do Recife, tanto nos polos comunitários quanto nos principais locais de eventos da cidade, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) apontou uma série de iniciativas que poderão tornar a festa popular ainda participativa e animadas nos próximos anos. “Fizemos anotações, enquanto circulávamos nos polos. Afinal, é nosso papel fiscalizar e apontar alternativas para o Executivo”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (3).
A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (3) um voto de aplausos e congratulações aos aprovados no último concurso da Polícia Penal de Pernambuco e ao Sindicato da Polícia Penal do Estado (SINPOLPEN-PE), em reconhecimento a uma ação solidária de doação de sangue promovida entre os dias 7 e 9 de junho. O requerimento, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), reconhece a iniciativa como uma medida de protesto, realizada pela categoria em prol do cronograma de nomeação de aprovados no último concurso público para preenchimento de cargos da Polícia Penal.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (3), durante a reunião plenária, para tratar de uma reunião promovida no dia 28 de junho em Brasília com os ministros Luiz Marinho, do Trabalho, e Carlos Lupi, da Previdência. Na pauta do encontro, estava a questão dos represamentos de benefícios do INSS – que, segundo o parlamentar, afeta especialmente o Nordeste do país. Eustáquio afirmou que, na ocasião, Lupi informou sobre medidas para desafogar a seguridade social do país, como a autorização de auxílios-doença por meio de atestados médicos emitidos pelo SUS.
A vereadora Aline Mariano (PP) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (3) para ampliar um debate que tem se tornado recorrente no Poder Legislativo municipal: as responsabilidades do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife para os problemas enfrentados na área da saúde. O pronunciamento da parlamentar ocorreu após um discurso proferido pelo vereador Ronaldo Lopes (PSC) sobre o funcionamento das Upinhas 24h do Recife. Na ocasião, Mariano se somou a uma sugestão feita pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) para que fosse realizada uma audiência pública conjunta com as secretárias de Saúde municipal e estadual.
O vereador Alcides Cardoso (PSDB) promoveu uma reunião pública, na tarde desta segunda-feira (3), no plenarinho, para debater “O sistema proporcional e os impactos das novas regras eleitorais na eleição de vereadores em 2024”. O palestrante foi o professor Maurício Costa Romão, mestre em economia pela UFPE e Ph.D. em Economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. “A reunião pública servirá para aprimorar conhecimentos dos cidadãos em geral”, disse Alcides. O evento contou com a presença dos vereadores Felipe Alecrim (PSC), Doduel Varela (PSB) e Aderaldo Pinto (PSB) e de assessores parlamentares. Todos tiveram oportunidade de tirar dúvidas e fazer questionamentos.
Um dia depois que o presidente da Câmara Municipal, vereador Romerinho Jatobá (PSB), anunciou a composição da Comissão Interpartidária para Acompanhamento da Violência no Futebol e da Implantação da Lei Geral do Esporte, o colegiado realizou a reunião de instalação na manhã desta terça-feira (4). Essa comissão tem o papel de reunir todos os atores que podem contribuir para aplicação da nova legislação assim como acabar com a violência que se registra na cidade e em torno dos estádios, em dias de futebol, para, assim, possibilitar uma maior participação das famílias e dos torcedores nos jogos e praças esportivas do Recife.
O vereador Hélio Guabiraba (PSB) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante reunião plenária, na manhã desta terça-feira (4), para parabenizar o prefeito João Campos pela assinatura da ordem de serviço com o objetivo de dar início a obras de pavimentação na rua Engenho Criméia, localizada no bairro da Imbiribeira. O parlamentar disse que os moradores aguardam a benfeitoria há vários anos.
Requerimentos de autoria do vereador Doduel Varela (PP) foram tema do pronunciamento do parlamentar realizado na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (4). As proposições de número 7723/2023 e 7803/2023 tratam, respectivamente, de dirigir indicação à Emlurb para viabilizar os serviços de desobstrução das canaletas e de limpeza das galerias de esgoto na rua Zenóbio Lins e na rua Costa Maia, ambas no bairro do Cordeiro. As matérias foram aprovadas.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (4), o vereador Professor Mirinho (SD) enfatizou o anúncio feito pelo prefeito João Campos (PSB) da construção da nova ponte Areias-Imbiribeira, na Zona Sul da cidade. Segundo ele, a execução da obra representa “a realização do sonho da comunidade que deseja, há mais de 50 anos, a melhoria no acesso aos bairros”.
A 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife foi tema do pronunciamento do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), que representou a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania no evento. Ele enfatizou, durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (4), que a participação na conferência foi “importante para a gente mostrar o quanto este Poder Legislativo tem colaborado com a construção de políticas públicas, que é o mote da conferência”.