Luiz Eustáquio repercute reunião em Brasília sobre represamentos de benefícios do INSS

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (3), durante a reunião plenária, para tratar de uma reunião promovida no dia 28 de junho em Brasília com os ministros Luiz Marinho, do Trabalho, e Carlos Lupi, da Previdência. Na pauta do encontro, estava a questão dos represamentos de benefícios do INSS – que, segundo o parlamentar, afeta especialmente o Nordeste do país. Eustáquio afirmou que, na ocasião, Lupi informou sobre medidas para desafogar a seguridade social do país, como a autorização de auxílios-doença por meio de atestados médicos emitidos pelo SUS.

“A questão do represamento é histórica”, analisou o vereador em seu discurso. “Estava em 2 milhões até dezembro do ano passado. Hoje, está em 1,7 milhão, mas a situação do trabalhador ainda é muito grave”.

Segundo Luiz Eustáquio, os atrasos nos pagamentos se devem à escassez de servidores. “Muitos servidores do INSS se aposentaram. Eram 29 mil. Hoje são 19 mil. São 10 mil pessoas que estavam na força de trabalho e saíram. Nesse quesito, a gente teve um concurso e foram aproveitadas mil pessoas. A maioria ficou no Sudeste. Aqui para Pernambuco, vieram 49 pessoas para atender 184 municípios”.

O parlamentar afirmou que o número do represamento de benefício no Nordeste gira em torno de 800 mil. No entanto, segundo o ministro Carlos Lupi, uma parte desse quantitativo diz respeito ao benefício por incapacidade temporária, como é agora chamado o auxílio-doença. Assim, com a decisão de autorizar esses benefícios por meio de atestado de médico do SUS, a expectativa é que a situação melhore.

“Infelizmente, tem médico do INSS que está se recusando a atender no interior. A maioria dos represados está no interior de Pernambuco, porque os médicos se recusam a ir. Vão uma vez por mês e não dá tempo de atender todo mundo. Isso é muito grave”, refletiu Eustáquio. “Diante disso, o ministro Carlos Lupi afirmou que já conseguiu que a primeira entrada do auxílio-doença pode ser feita a partir do atestado médico do SUS. Não vai ser preciso esperar a perícia para que a pessoa comece a receber o seu dinheiro”.

Bom Clima – Outro tema abordado pelo vereador na reunião plenária da Câmara do Recife foi a situação dos moradores de Bom Clima, na Zona Norte da capital. De acordo com ele, a rua Rio Botafogo, que é a via de acesso à comunidade, necessita de obras de pavimentação, drenagem e de construção de muro de arrimo. Ele afirmou ter visitado o local na manhã desta segunda-feira. “A gente vem lutando e pedindo ao prefeito para poder calçar e fazer drenagem naquela rua, porque ali tem uma comunidade de mais de 800 famílias. Quando chove, elas ficam impedidas de passar porque o caminho enche de água. Fora isso, tem muitas barreiras. Já falei com o prefeito no sentido de resolver”.

Em aparte, o vereador Almir Fernando (PCdoB) elogiou a atuação do colega e disse também já ter feito solicitações em favor de Bom Clima. “A gente sabe da luta do vereador Luiz Eustáquio ali. As coisas não acontecem por sorte, mas porque o senhor trabalhou, lutou, reivindicou. Nós também reivindicamos e termos certeza de que outros vereadores também cobraram”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 03.07.2023