02

02
Pretas Juntas assume mandato na Câmara do Recife

Dentre os três suplentes que tomaram posse na reunião solene que marcou a instalação da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura na Câmara do Recife, na manhã desta quarta-feira (1º), a primeira a se dirigir à tribuna da Casa foi a vereadora Elaine Cristina, representando o Coletivo Pretas Juntas (PSOL). “Hoje é um dia histórico para o povo recifense, para as mulheres negras, mães, jovens e todos os grupos que tiveram seus direitos de participação política negados ao longo da história", afirmou. Ela assumiu a vaga de Dani Portela (PSOL), que foi eleita deputada estadual em 2022.

Ebinho Florêncio é vereador do Recife

Durante a reunião solene que marcou a instalação da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura na Câmara do Recife, nesta quarta-feira (1º), Ebinho Florêncio (Podemos) foi empossado vereador, ocupando a vaga deixada por Júnior Tércio (PP) - eleito deputado estadual. Natural da cidade de Caruaru, o parlamentar é presidente do Diretório Municipal do Podemos e ressaltou que teve uma vida pautada pela militância política.

Ronaldo Lopes assume mandato na Câmara do Recife

O vereador Ronaldo Lopes (PSC) tomou posse na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quarta-feira (1º), ocupando a vaga deixada por Renato Antunes (PL), eleito para a Assembleia Legislativa de Pernambuco no pleito de 2022. Com atuação nos movimentos sociais da Zona Norte da cidade, Lopes candidatou-se, pela primeira vez, em 2016, para vereador do Recife e ficou na 4ª suplência. Em 2020, voltou ao pleito para o legislativo municipal assumindo a 1ª suplência. Sob forte emoção, o mais novo parlamentar disse que enfrentou muitos desafios e destacou uma trajetória marcada pela superação.

Alcides Cardoso assume liderança da Oposição e diz que pode pautar o Governo

Em discurso durante a reunião solene de instalação dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal do Recife, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) disse que se sentia honrado ao assumir nesta quarta-feira (1º), como líder da bancada de Oposição na Casa. “É com muita honra que assumo a liderança. Quero começar esse discurso saudando os meus colegas de bancada e agradecendo mais uma vez a eles pela confiança depositada em mim”, afirmou. A solenidade de abertura do ano legislativo prevê a participação, em discursos na tribuna, dos líderes da Oposição e do Governo, refletindo o caráter de independência e igualdade do Poder Legislativo.

Câmara do Recife reinicia trabalhos parlamentares em reunião solene

O ano novo do Legislativo Municipal começou nesta quarta-feira (1º), quando a Câmara do Recife realizou a reunião solene de instalação da 3ª Sessão Legislativa (terceiro ano do atual mandato) da 18ª legislatura. Eram exatamente 10h30 quando o vereador Hélio Guabiraba (PSB), presidente da Casa em exercício, abriu a solenidade que marcou o fim do recesso e a retomada dos trabalhos parlamentares. Durante a reunião, também tomaram posse os três suplentes que ocuparam as vagas deixadas pelos vereadores eleitos para o cargo de deputado estadual. As galerias estavam lotadas e a participação popular foi intensa.

Secretário Carlos Muniz representa Executivo em abertura dos trabalhos parlamentares

A Câmara do Recife realizou nesta quarta-feira (1º) a reunião solene de instalação da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura Municipal – isto é, o terceiro ano de trabalhos parlamentares dos vereadores eleitos para a Casa no pleito de 2020. Na ocasião, a mensagem do Poder Executivo foi dada pelo secretário de Governo e Participação Social, Carlos Muniz. No plenário, o representante da Prefeitura apresentou um balanço das ações da gestão e as expectativas do prefeito João Campos (PSB) para 2023.

Samuel Salazar destaca investimentos da Prefeitura durante abertura de trabalhos da Câmara

Líder do Governo na Câmara do Recife, o vereador Samuel Salazar se pronunciou na tribuna da Casa nesta quarta-feira (1º), durante a reunião solene de abertura dos trabalhos parlamentares de 2023. Na cerimônia, que inaugura a 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura da Câmara Municipal, o parlamentar salientou investimento feitos pela Prefeitura nas áreas de educação, geração de empregos, saúde e infraestrutura.

Cantora Silvana Salazar recebe Título de Cidadã do Recife

Conhecida como a “Rainha dos Casamentos”, a cantora Silvana Salazar é a mais nova cidadã do Recife. Natural de Belém do Pará (PA), a artista recebeu o Título nesta quinta-feira (2), em cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Chico Kiko (PP). O vereador Samuel Salazar (MDB) presidiu a reunião solene, prestigiada por familiares e personalidades do setor político.

Liana Cirne aborda necessidade de ações para lidar com impactos das chuvas

Em seu primeiro discurso na tribuna após a volta dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal, a vereadora Liana Cirne (PT) abordou o tema da mudança climática e tratou das fortes chuvas que caíram sobre o Recife nesta semana. Durante a reunião plenária desta terça-feira (7), a parlamentar afirmou que é necessário preparar a capital para as intempéries deste ano.

Ronaldo Lopes destaca encaminhamentos de serviços em comunidades

O vereador Ronaldo Lopes (PSC) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a primeira reunião plenária do ano de 2023, nesta terça-feira (7), para citar serviços já encaminhados e observados pelo próprio parlamentar e equipe, em benefício de várias localidades na capital pernambucana. Colocação de lona e instalação de corrimão foram alguns dos encaminhamentos.

Liana Cirne destaca requerimentos em repúdio a atos antidemocráticos e em defesa de áreas de risco

Dois requerimentos propostos pela vereadora Liana Cirne (PT) no ano passado foram aprovados pela Câmara do Recife nesta terça-feira (7), durante a reunião plenária. As matérias, de nº 11.538/2022 e de nº 11.696/2022, solicitam moção de repúdio a atos violentos praticados por defensores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e haviam tido suas discussões adiadas após sofrerem pedidos de vistas de parlamentares. Na tribuna da Casa, Cirne defendeu as moções e repercutiu um evento mais recente da violência política no país – as ações de bolsonaristas que depredaram prédios públicos na praça dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. Além desses, a vereadora também aprovou requerimentos que pedem ações para comunidades que enfrentam riscos de deslizamentos por causa das chuvas.

Alcides Cardoso exalta decreto do governo de Pernambuco sobre IPVA

As alterações das regras para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para automóveis usados, válidas a partir de hoje, foram temas do discurso do vereador Alcides Cardoso (PSDB), na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (07). “As alterações estão previstas no decreto estadual número 54.432, assinado pela governadora Raquel Lyra. As medidas são uma demanda antiga do setor”, elogiou o parlamentar.

Doduel Varela pede obras de infraestrutura para enfrentar as chuvas

Um dia após as fortes chuvas que caíram sobre a cidade e provocaram transtornos à população, o vereador Doduel Varela (PP) cobrou da Prefeitura do Recife obras de infraestrutura, planejamento e ação. Em pronunciamento, durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (7), o parlamentar disse ainda que apresentou um pedido de informação à Secretaria de Infraestrutura questionando sobre os recursos repassados pela Casa ao município, com o objetivo de apoiar a construção dessas obras na cidade.

Rinaldo Junior enaltece medidas da Prefeitura do Recife de prevenção às chuvas

A aprovação de R$ 1,3 bilhão, em operação de crédito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a Prefeitura do Recife, para investimentos em infraestrutura e habitabilidade nas comunidades de baixa renda, foi tema do discurso do vereador Rinaldo Junior (PSB), na Câmara do Recife. Na reunião Ordinária desta terça-feira (7), o parlamentar ratificou o anúncio do prefeito João Campos (PSB) de que as obras realizadas com o crédito vão priorizar a comunidade de Jardim Monte Verde, no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, uma das localidades mais afetadas pelas chuvas de maio de 2022.

Doduel Varela salienta pedidos por pavimentação de ruas no Bongi

A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (7), durante a reunião plenária, dois requerimentos de autoria da vereadora Natália de Menudo (PSB) que solicitam a pavimentação de ruas localizadas no bairro do Bongi, na Zona Oeste da capital. Quem fez a defesa das matérias foi o vereador Doduel Varela (PP), que opinou em favor da aprovação das propostas, afirmando que as ruas Randolfo Pinto Ferreira e Estrada do Bongi aguardam o término dos serviços pavimentação e drenagem desde os anos 1980 e 1990, respectivamente.

Ana Lúcia concede voto de aplauso ao Centro Clarice Lispector e pede efetivação de lei

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) discutiu o requerimento de número 119/2023, de sua autoria, concedendo voto de aplausos e congratulações, ao Centro de Referência Clarice Lispector, pelos seus 20 anos de existência. “Fico feliz em saber que toda mulher que recorreu ao Centro, até o momento, por causa de violência doméstica, ficou viva. Em março, faremos uma reunião solene para homenagear a instituição. Será uma reunião para comemorar a vida. Vida longa ao Clarice!”, disse, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (7). O requerimento foi aprovado em plenário.

Luiz Eustáquio defende acompanhamento do governo na retirada de garimpeiros

Apesar de reconhecer a prioridade de retirada de garimpeiros ilegais da terra indígena Yanomami, em Roraima, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) defendeu que a operação seja feita com o acompanhamento dos governos federal e estadual. “É uma ação prioritária, mas temos que estar atentos, para evitar novas atrocidades”, afirmou, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (7).

Audiência pública põe em debate Lei do Silêncio e racismo cultural e religioso

Estabelecer limites técnicos aos ruídos urbanos para proteger o bem-estar e o sossego público – esse é o objetivo da lei estadual nº 12.789/2005, conhecida como Lei do Silêncio. No entanto, de acordo com participantes de uma audiência pública realizada na Câmara do Recife nesta quarta-feira (8), a legislação vem sendo utilizada para perseguir grupos religiosos de matriz africana, indígena e afro-indígena, bem como manifestações culturais como o maracatu. Promovida pela vereadora Liana Cirne (PT), a audiência pública reuniu os setores religioso, cultural e público para discutir o problema.

Liana Cirne faz discurso sobre Carnaval com críticas a camarotes e em defesa de programação local

A programação e a estrutura do Carnaval do Recife de 2023, que se inicia neste fim de semana, foram o tema de um discurso proferido pela vereadora Liana Cirne (PT) nesta segunda-feira (13), na Câmara Municipal. Durante a reunião plenária, a parlamentar questionou a existência de camarotes – inclusive, do poder público – na folia e defendeu, para o Carnaval de 2024, uma programação cultural ainda mais focada em atrações locais.

Professor Mirinho pede voto de aplauso a inspetor da Guarda por desempenho em campeonato de voleibol

A Câmara do Recife concedeu, nesta segunda-feira (13), um voto de aplauso ao inspetor da Guarda Municipal José Nilton da Silva, por representar a corporação no Campeonato Brasileiro Master de Voleibol. O pedido de reconhecimento foi formulado pelo vereador Professor Mirinho (SD), que subiu à tribuna para discutir o requerimento. Em seu discurso, o parlamentar destacou as medalhas conquistadas por Silva nos anos de 2014, 2018 e 2022.