Dentre os três suplentes que tomaram posse na reunião solene que marcou a instalação da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura na Câmara do Recife, na manhã desta quarta-feira (1º), a primeira a se dirigir à tribuna da Casa foi a vereadora Elaine Cristina, representando o Coletivo Pretas Juntas (PSOL). “Hoje é um dia histórico para o povo recifense, para as mulheres negras, mães, jovens e todos os grupos que tiveram seus direitos de participação política negados ao longo da história", afirmou. Ela assumiu a vaga de Dani Portela (PSOL), que foi eleita deputada estadual em 2022.
02
Durante a reunião solene que marcou a instalação da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura na Câmara do Recife, nesta quarta-feira (1º), Ebinho Florêncio (Podemos) foi empossado vereador, ocupando a vaga deixada por Júnior Tércio (PP) - eleito deputado estadual. Natural da cidade de Caruaru, o parlamentar é presidente do Diretório Municipal do Podemos e ressaltou que teve uma vida pautada pela militância política.
O vereador Ronaldo Lopes (PSC) tomou posse na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quarta-feira (1º), ocupando a vaga deixada por Renato Antunes (PL), eleito para a Assembleia Legislativa de Pernambuco no pleito de 2022. Com atuação nos movimentos sociais da Zona Norte da cidade, Lopes candidatou-se, pela primeira vez, em 2016, para vereador do Recife e ficou na 4ª suplência. Em 2020, voltou ao pleito para o legislativo municipal assumindo a 1ª suplência. Sob forte emoção, o mais novo parlamentar disse que enfrentou muitos desafios e destacou uma trajetória marcada pela superação.
Em discurso durante a reunião solene de instalação dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal do Recife, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) disse que se sentia honrado ao assumir nesta quarta-feira (1º), como líder da bancada de Oposição na Casa. “É com muita honra que assumo a liderança. Quero começar esse discurso saudando os meus colegas de bancada e agradecendo mais uma vez a eles pela confiança depositada em mim”, afirmou. A solenidade de abertura do ano legislativo prevê a participação, em discursos na tribuna, dos líderes da Oposição e do Governo, refletindo o caráter de independência e igualdade do Poder Legislativo.
O ano novo do Legislativo Municipal começou nesta quarta-feira (1º), quando a Câmara do Recife realizou a reunião solene de instalação da 3ª Sessão Legislativa (terceiro ano do atual mandato) da 18ª legislatura. Eram exatamente 10h30 quando o vereador Hélio Guabiraba (PSB), presidente da Casa em exercício, abriu a solenidade que marcou o fim do recesso e a retomada dos trabalhos parlamentares. Durante a reunião, também tomaram posse os três suplentes que ocuparam as vagas deixadas pelos vereadores eleitos para o cargo de deputado estadual. As galerias estavam lotadas e a participação popular foi intensa.
A Câmara do Recife realizou nesta quarta-feira (1º) a reunião solene de instalação da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura Municipal – isto é, o terceiro ano de trabalhos parlamentares dos vereadores eleitos para a Casa no pleito de 2020. Na ocasião, a mensagem do Poder Executivo foi dada pelo secretário de Governo e Participação Social, Carlos Muniz. No plenário, o representante da Prefeitura apresentou um balanço das ações da gestão e as expectativas do prefeito João Campos (PSB) para 2023.
Líder do Governo na Câmara do Recife, o vereador Samuel Salazar se pronunciou na tribuna da Casa nesta quarta-feira (1º), durante a reunião solene de abertura dos trabalhos parlamentares de 2023. Na cerimônia, que inaugura a 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura da Câmara Municipal, o parlamentar salientou investimento feitos pela Prefeitura nas áreas de educação, geração de empregos, saúde e infraestrutura.
Conhecida como a “Rainha dos Casamentos”, a cantora Silvana Salazar é a mais nova cidadã do Recife. Natural de Belém do Pará (PA), a artista recebeu o Título nesta quinta-feira (2), em cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Chico Kiko (PP). O vereador Samuel Salazar (MDB) presidiu a reunião solene, prestigiada por familiares e personalidades do setor político.
Em seu primeiro discurso na tribuna após a volta dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal, a vereadora Liana Cirne (PT) abordou o tema da mudança climática e tratou das fortes chuvas que caíram sobre o Recife nesta semana. Durante a reunião plenária desta terça-feira (7), a parlamentar afirmou que é necessário preparar a capital para as intempéries deste ano.
O vereador Ronaldo Lopes (PSC) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a primeira reunião plenária do ano de 2023, nesta terça-feira (7), para citar serviços já encaminhados e observados pelo próprio parlamentar e equipe, em benefício de várias localidades na capital pernambucana. Colocação de lona e instalação de corrimão foram alguns dos encaminhamentos.
Dois requerimentos propostos pela vereadora Liana Cirne (PT) no ano passado foram aprovados pela Câmara do Recife nesta terça-feira (7), durante a reunião plenária. As matérias, de nº 11.538/2022 e de nº 11.696/2022, solicitam moção de repúdio a atos violentos praticados por defensores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e haviam tido suas discussões adiadas após sofrerem pedidos de vistas de parlamentares. Na tribuna da Casa, Cirne defendeu as moções e repercutiu um evento mais recente da violência política no país – as ações de bolsonaristas que depredaram prédios públicos na praça dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. Além desses, a vereadora também aprovou requerimentos que pedem ações para comunidades que enfrentam riscos de deslizamentos por causa das chuvas.
As alterações das regras para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para automóveis usados, válidas a partir de hoje, foram temas do discurso do vereador Alcides Cardoso (PSDB), na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (07). “As alterações estão previstas no decreto estadual número 54.432, assinado pela governadora Raquel Lyra. As medidas são uma demanda antiga do setor”, elogiou o parlamentar.
Um dia após as fortes chuvas que caíram sobre a cidade e provocaram transtornos à população, o vereador Doduel Varela (PP) cobrou da Prefeitura do Recife obras de infraestrutura, planejamento e ação. Em pronunciamento, durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (7), o parlamentar disse ainda que apresentou um pedido de informação à Secretaria de Infraestrutura questionando sobre os recursos repassados pela Casa ao município, com o objetivo de apoiar a construção dessas obras na cidade.
A aprovação de R$ 1,3 bilhão, em operação de crédito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a Prefeitura do Recife, para investimentos em infraestrutura e habitabilidade nas comunidades de baixa renda, foi tema do discurso do vereador Rinaldo Junior (PSB), na Câmara do Recife. Na reunião Ordinária desta terça-feira (7), o parlamentar ratificou o anúncio do prefeito João Campos (PSB) de que as obras realizadas com o crédito vão priorizar a comunidade de Jardim Monte Verde, no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, uma das localidades mais afetadas pelas chuvas de maio de 2022.
A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (7), durante a reunião plenária, dois requerimentos de autoria da vereadora Natália de Menudo (PSB) que solicitam a pavimentação de ruas localizadas no bairro do Bongi, na Zona Oeste da capital. Quem fez a defesa das matérias foi o vereador Doduel Varela (PP), que opinou em favor da aprovação das propostas, afirmando que as ruas Randolfo Pinto Ferreira e Estrada do Bongi aguardam o término dos serviços pavimentação e drenagem desde os anos 1980 e 1990, respectivamente.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) discutiu o requerimento de número 119/2023, de sua autoria, concedendo voto de aplausos e congratulações, ao Centro de Referência Clarice Lispector, pelos seus 20 anos de existência. “Fico feliz em saber que toda mulher que recorreu ao Centro, até o momento, por causa de violência doméstica, ficou viva. Em março, faremos uma reunião solene para homenagear a instituição. Será uma reunião para comemorar a vida. Vida longa ao Clarice!”, disse, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (7). O requerimento foi aprovado em plenário.
Apesar de reconhecer a prioridade de retirada de garimpeiros ilegais da terra indígena Yanomami, em Roraima, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) defendeu que a operação seja feita com o acompanhamento dos governos federal e estadual. “É uma ação prioritária, mas temos que estar atentos, para evitar novas atrocidades”, afirmou, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (7).
Estabelecer limites técnicos aos ruídos urbanos para proteger o bem-estar e o sossego público – esse é o objetivo da lei estadual nº 12.789/2005, conhecida como Lei do Silêncio. No entanto, de acordo com participantes de uma audiência pública realizada na Câmara do Recife nesta quarta-feira (8), a legislação vem sendo utilizada para perseguir grupos religiosos de matriz africana, indígena e afro-indígena, bem como manifestações culturais como o maracatu. Promovida pela vereadora Liana Cirne (PT), a audiência pública reuniu os setores religioso, cultural e público para discutir o problema.
A programação e a estrutura do Carnaval do Recife de 2023, que se inicia neste fim de semana, foram o tema de um discurso proferido pela vereadora Liana Cirne (PT) nesta segunda-feira (13), na Câmara Municipal. Durante a reunião plenária, a parlamentar questionou a existência de camarotes – inclusive, do poder público – na folia e defendeu, para o Carnaval de 2024, uma programação cultural ainda mais focada em atrações locais.
A Câmara do Recife concedeu, nesta segunda-feira (13), um voto de aplauso ao inspetor da Guarda Municipal José Nilton da Silva, por representar a corporação no Campeonato Brasileiro Master de Voleibol. O pedido de reconhecimento foi formulado pelo vereador Professor Mirinho (SD), que subiu à tribuna para discutir o requerimento. Em seu discurso, o parlamentar destacou as medalhas conquistadas por Silva nos anos de 2014, 2018 e 2022.