Liana Cirne aborda necessidade de ações para lidar com impactos das chuvas

Em seu primeiro discurso na tribuna após a volta dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal, a vereadora Liana Cirne (PT) abordou o tema da mudança climática e tratou das fortes chuvas que caíram sobre o Recife nesta semana. Durante a reunião plenária desta terça-feira (7), a parlamentar afirmou que é necessário preparar a capital para as intempéries deste ano.

“Começamos 2023, como todos e todas as colegas, preocupadas com as chuvas que virão, e que nós já sabemos que serão mais intensas do que as de 2022”, afirmou Cirne, lembrando que as precipitações superaram o volume de chuvas previsto para o mês de fevereiro. “No sábado, eu estive nas comunidades de Sapo Nu, Coqueiral, Ibura de Baixo e Tejipió. Na minha ingenuidade, eu achava que estava indo dialogar com as comunidades para pensar ações preventivas para o inverno de 2023. Mas o meio ambiente não negocia calendário e nem limite territorial”.

Cirne afirmou que, durante a sua visita, passou por pontos localizados na cidade vizinha de Jaboatão dos Guararapes que, de acordo com ela, causam preocupação. Ela pediu que a Prefeitura do município promovesse a limpeza do rio Tejipió dentro de sua circunscrição territorial, a fim de prevenir danos às áreas recifenses próximas. “Meio ambiente não conhece noção de fronteira. O que acontece em um lugar impacta em outros”.

A vereadora salientou, ainda, que medidas contra as mudanças climáticas devem ser adotadas no Recife pensando nos riscos presentes trazidos pela crise ambiental. “Não há que se falar em mudanças climáticas para o futuro. Essa mudança é atual e precisamos nos preparar para elas”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 07.02.2023