02

02
Cida Pedrosa defende trabalho contínuo para os profissionais da cultura pernambucana

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), em seu discurso realizado na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária desta segunda-feira (13), enfatizou a importância de um trabalho contínuo, durante todo o ano, com os artistas brincantes. Ela citou versos da música Madeira Que Cupim Não Rói, de Capiba, e defendeu a acolhida do poder público em relação aos profissionais que atuam no Carnaval e no São João.

Cida Pedrosa enaltece requerimento sobre restauração de placa de Gregório Bezerra

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (13), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) defendeu o requerimento nº 504/2023, de sua de autoria, dirigindo indicação ao presidente da URB para que seja realizada a limpeza e restauração do memorial Gregório Bezerra, localizado na ponte Gregório Bezerra, no bairro da Ilha Joana Bezerra. O requerimento foi aprovado.

Tadeu Calheiros destaca projeto sobre planejamento reprodutivo e sugere serviços no Distrito Sanitário VIII

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) enfatizou a aprovação do projeto de lei número 201/2022, de sua autoria, sobre a organização e a implementação de ações de prevenção à gravidez na adolescência e incentivo ao planejamento reprodutivo em hospitais e Unidades Básicas de Saúde que prestem serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), na Rede Pública Municipal de Saúde do Recife. O parlamentar também sugeriu que a Prefeitura implante, no Distrito Sanitário VIII, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Os assuntos foram discutidos na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (13).

Ana Lúcia aprova dezenas de requerimentos durante reunião plenária

Autora de 72 requerimentos que foram aprovados em plenário, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacou alguns deles para debater na reunião híbrida, da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (13). As matérias legislativas abordaram temas diversos que vão desde as questões urbanas, como escoamento de água nos dias de chuva, poda de árvores que oferecem riscos de quedas, violência cometida contra mulheres sobretudo em festividades como o Carnaval, e reformas promovidas em creches da rede pública.

Professor Mirinho pede ampliação do Bolsa Atleta

Na defesa do reconhecimento do esporte olímpico e amador, o vereador Professor Mirinho (SD) cobrou a ampliação do Bolsa Atleta, que é oferecida pelo Governo de Pernambuco aos competidores estaduais. Na reunião Ordinária híbrida da Câmara do Recife desta segunda-feira (13), o parlamentar fez um apelo à secretária de Educação de Pernambuco, Ivaneide Dantas, e disse que houve uma queda no número de atletas agraciados com o benefício, neste ano em relação ao ano passado.

Ivan Moraes volta a criticar projeto da Prefeitura que pretende desafetar e alienar bens e imóveis

O vereador Ivan Moraes (PSOL) voltou a criticar o projeto de lei do Executivo de nº 46/2022, que autoriza o Poder a desafetar e alienar bens e imóveis do município. No plenário da Câmara Municipal do Recife, em reunião Ordinária híbrida nesta segunda-feira (13), o parlamentar comentou ter pedido vista da matéria por duas vezes para fazer uma análise mais detalhada da proposição. Além disso, ele comentou sobre outro tema, que se refere ao patrocínio de R$ 3,8 milhões da empresa Ambev no Carnaval do Recife. Ele disse que este valor está abaixo do investido em capitais como São Paulo e Salvador, por exemplo.

Andreza Romero cobra atendimento 24 horas nas delegacias especializadas da mulher

O retorno ao atendimento 24 horas nas delegacias especializadas da Mulher no Recife e em Pernambuco foi tema do discurso da vereadora Andreza Romero (Podemos) na reunião Ordinária híbrida desta segunda-feira (13), na Câmara do Recife. De acordo com a parlamentar, um ofício que pede a revisão do retorno das atividades durante 24 horas foi solicitado por seu gabinete à governadora de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB) e à Secretaria de Defesa Social do Estado.

Almir Fernando destaca campo society municipal em comunidades

Ao parabenizar o prefeito João Campos e o secretário de Esportes municipal, Rodrigo Coutinho, pelo lançamento do Programa Gramadão, no campo público de society da Vila Aliança, no Ipsep, o vereador Almir Fernando (PCdoB) ressaltou a importância desses espaços. “O Gramadão do Ipsep foi uma iniciativa muito importante, um verdadeiro gol de pênalti da gestão municipal”, disse, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (13).

Professor Mirinho diz que agente de trânsito foi ameaçado e faz defesa da Guarda Municipal armada

Um caso ocorrido quinta-feira da semana passada, dia 9 de fevereiro, no trânsito do Recife, e que viralizou nas redes sociais, foi abordado no plenário da Câmara Municipal pelo vereador Professor Mirinho (SD). Ele contou que houve tentativa de homicídio de um guarda de trânsito no cruzamento da Avenida Agamenon Magalhães, com a Rua do Paissandu, quando um motorista desceu do carro com uma barra de ferro para tentar agredi-lo. Ele aproveitou a ocorrência para defender o uso da arma de fogo pela Guarda Municipal, que faz a fiscalização do trânsito do Recife. “O guarda tem que estar armado, para se defender numa hora dessas e defender o munícipe”, disse, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal, realizada na manhã desta segunda-feira (13).

Liana Cirne faz convite para audiência sobre preparação para as chuvas

“Nós não podemos mais dizer que fomos surpreendidos pelas chuvas. Não existe mais a possibilidade de sermos surpreendidos pelo que é previsível”. Com essas palavras, a vereadora Liana Cirne (PT) subiu à tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira (13) para defender um requerimento de sua autoria que solicita a realização de uma audiência pública com o tema “Preparar o Recife para as chuvas”. Durante a reunião plenária, a parlamentar fez um convite para que os parlamentares participem do debate, marcado para a tarde do dia 3 de março, no plenarinho da Casa de José Mariano.

Ronaldo Lopes destaca requerimentos e atuação nos bairros

Em pronunciamento na tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião plenária desta segunda-feira (13), o vereador Ronaldo Lopes (PSC) destacou requerimentos de autoria dele que pedem ações de infraestrutura na cidade e também a atuação do seu gabinete nos bairros. “Nosso mandato marca presença todos os dias nas comunidades buscando levantar as demandas da população, sobretudo das pessoas mais carentes”.

Rinaldo Junior repercute atraso de salários de terceirizados do Governo de PE

O atraso nos salários de quase 30 mil trabalhadores terceirizados que prestam serviços para o Governo de Pernambuco foi tema de um discurso proferido pelo vereador Rinaldo Junior (PSB) nesta segunda-feira (13), durante a reunião plenária da Câmara Municipal. Na tribuna, o parlamentar afirmou que há expectativas de que uma assembleia desses trabalhadores seja convocada para a próxima quinta-feira (15) caso a situação não seja resolvida.

Solenidade celebra os 10 anos de fundação do Escritório Bevilaqua

A primeira empresa júnior jurídica de Pernambuco, o Escritório Bevilaqua, criada na Faculdade de Direito do Recife, foi homenageada na Câmara Municipal pelos 10 anos de criação, através de proposta de autoria do vereador Tadeu Calheiros (Podemos). Presidida pelo vereador Zé Neto (PROS), a reunião solene realizada nesta segunda-feira (13), teve como objetivo reconhecer a atuação e função social da entidade, que oferece serviços jurídicos a baixo custo a micro e pequenos empreendedores. O nome do Escritório é em homenagem ao jurista Clóvis Bevilaqua, responsável pela elaboração do Código Civil de 1916.

Ebinho Florêncio pede voto de aplauso ao Paço do Frevo

Criado em 2014, o Paço do Frevo completou nove anos de existência na última quinta-feira (9). Por conta disso, o vereador Ebinho Florêncio (Podemos) formulou um requerimento solicitando voto de aplauso ao equipamento cultural, localizado no bairro do Recife. A matéria foi aprovada pelos parlamentares nesta terça-feira (14), durante a reunião plenária da Câmara Municipal.

Felipe Alecrim faz críticas à prioridade de matrículas online na rede pública

O vereador Felipe Alecrim (PSC) afirmou que as matrículas nas escolas da rede pública municipal estão sendo dificultadas pela prioridade da Secretaria de Educação àquelas que forem feitas pelo modo online. Os responsáveis pelos alunos nem sempre conseguem concretizá-las pelas dificuldades que enfrenta no acesso à tecnologia. “A tecnologia é importante, mas se as pessoas não tiverem meio de acessar as informações disponíveis, isso se torna um problema”, afirmou, na reunião plenária híbrida realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (14).

Ivan Moraes faz críticas ao PLE 46/2022, que foi votado pela Câmara do Recife

Ao discutir o projeto de lei número 46/2022, de autoria do Chefe do Poder Executivo, que autoriza o poder público a desafetar e alienar bens imóveis pertencentes ao município, o vereador Ivan Moraes (PSOL) disse ser preciso preservar o patrimônio público e que a proposta “consta apenas da venda”, mas não diz onde os recursos arrecadados com o leilão poderão ser aplicados. “A minha luta é para construir esta cidade, e ela é longa. Minha política aqui é para reduzir danos”, afirmou, na reunião plenária híbrida realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (14). O projeto de lei foi aprovado em duas votações, em reuniões Ordinária e Extraordinária.

Chico Kiko repercute agenda de Carnaval

A grande quantidade de foliões e a tranquilidade registrada no bloco Cordeiro Folia foram os temas de discurso do vereador Chico Kiko (PP) na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (14). O parlamentar aproveitou para parabenizar o prefeito João Campos (PSB) pela grade de programação do Carnaval do Recife, com 44 polos de shows com grandes atrações em cinco dias de festa.

Alcides Cardoso pede implantação de mais vagas para pessoas com deficiência

O vereador Alcides Cardoso (PSDB) fez um apelo à Prefeitura do Recife e à Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) para que se amplie o número de vagas de estacionamento para pessoas com deficiência nas ruas do centro da cidade, mas também nos arredores do Parque da Jaqueira, no bairro das Graças, Zona Norte. Na reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (14), o parlamentar afirmou ter enviado um requerimento à presidência da CTTU para que providencie uma vistoria técnica, avalie e viabilize “a implantação de mais vagas de estacionamento para portadores de deficiência”.

Pretas Juntas critica projeto que pretende desafetar e alienar bens e imóveis

Contrária ao projeto de lei do Executivo (PLE) número 46/2022, que autoriza a Prefeitura do Recife a desafetar e alienar 15 bens e imóveis do município, a vereadora Preta Juntas (PSOL) chamou atenção para o déficit habitacional da cidade, tendo em vista que 12 terrenos fazem parte do antigo Aeroclube. “O terreno do Aeroclube poderia garantir que os moradores e moradoras do Beco do Surubim, que não foram contemplados nos habitacionais Encanta Moça I e II pudessem ter onde morar”, afirmou, na tribuna do plenário da Câmara do Recife durante a reunião Ordinária desta terça-feira (14). O PLE foi votado e aprovado em duas votações.

Cida Pedrosa defende projeto do Executivo sobre alienação e desafetação de imóveis

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) enfatizou, nesta terça-feira (14), durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, que defenderia o projeto 46/2022, de autoria do Poder Executivo, que pretende desafetar e alienar imóveis integrantes do patrimônio municipal. A proposição foi aprovada em primeira e segunda votações, com uma emenda modificativa proposta e a retirada de um dos imóveis da relação.