Tadeu Calheiros destaca projeto sobre planejamento reprodutivo e sugere serviços no Distrito Sanitário VIII

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) enfatizou a aprovação do projeto de lei número 201/2022, de sua autoria, sobre a organização e a implementação de ações de prevenção à gravidez na adolescência e incentivo ao planejamento reprodutivo em hospitais e Unidades Básicas de Saúde que prestem serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), na Rede Pública Municipal de Saúde do Recife. O parlamentar também sugeriu que a Prefeitura implante, no Distrito Sanitário VIII, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Os assuntos foram discutidos na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (13).

“Hoje, aprovamos alguns projetos de lei importantes, entre eles o que dá oportunidade da Prefeitura trazer mais informação sobre planejamento familiar, garantindo a oferta de métodos contraceptivos nos postos de saúde do Recife e nas maternidades para toda a população. A gente sabe o peso de uma gravidez indesejada, principalmente para aquelas pessoas que têm menos renda e menos acesso à informação. É um projeto construído junto com a Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia e profissionais que estão na ponta. Aproveito também para elogiar o prefeito que, hoje, anunciou uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco sobre o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Importantíssimo, parabéns”.

Tadeu Calheiros também abordou sobre a questão da ampliação da cobertura de saúde bucal no Recife. Ele ressaltou que o Distrito Sanitário VIII está carente de serviços para as pessoas que residem no entorno da unidade de saúde. “O Distrito Sanitário VIII que corresponde aos bairros da Cohab, Jordão e Ibura não têm o serviço do CEO. Já falamos aqui, na Casa, desde janeiro do ano passado, e discutimos o assunto em audiências públicas com a própria Secretaria de Saúde. Temos profissionais concursados querendo assumir postos de trabalho. Com essa medida efetivada, iria também gerar emprego para atendentes de saúde, enfermeiros, secretários e pessoal de limpeza. Geração de renda também, e, melhor ainda, iria aumentar a ampliação da cobertura de saúde bucal da nossa cidade que está baixa. Estou cobrando há muito tempo essa questão porque considero valoroso que as pessoas tenham acesso a esses tratamentos odontológicos”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 13.02.2023